Distribuição do Mês de Nascimento e Medidas Antropométricas de Jogadores de Futebol de Elite Nacional Sub-15

Por: Antonio Carlos de Moraes, Henrique Bortolotti, Juliana Melo Altimari, Leandro Ricardo Altimari e Nelson dos Santos-junior.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.20 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O propósito deste estudo foi analisar a distribuição do mês de nascimento e a influência do efeito relativo da idade (ERI) sobre as medidas antropométricas de jogadores de futebol de elite nacional sub-15. Para tanto, a amostra foi composta por 400 atletas (15,4 ± 0,4 anos; 171.0 ± 10,6 cm e 63,0 ± 8,8 kg) participantes da 11a edição da Copa Brasil de Futebol Sub-15, e que tiveram suas informações de datas de nascimento e medidas de estatura e massa corporal, obtidas a partir de dados disponíveis no site da organização do evento. Os atletas foram separados de acordo com a categorização de idade cronológica em quadrimestres: 1˚ quadrimestre (1˚ QDT) jovens nascidos entre janeiro e abril; 2˚ quadrimestre (2˚ QDT) os nascidos entre maio e agosto, e o terceiro quadrimestre (3˚ QDT) os nascidos entre setembro e dezembro. Os resultados demonstraram diferença estatisticamente significativas entre as frequências de datas de nascimento dos jogadores nos quadrimestres. Da mesma forma, as variáveis antropométricas estatura e massa corporal, apresentaram diferenças significativas entre os quadrimestres. Pode-se concluir que o ERI exerce influência na seleção de jovens jogadores brasileiros de elite por estar associado à diferenças nas características antropométricas

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2018v20n2p211

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.