Distribuição Gaussiana dos Resultados do Campeonato Brasileiro de Futebol: Um Modelo Para Estimar Classificações em Campeonatos de Modalidades Coletivas

Por: Alysson Ramos Artuso.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.30 - n.1 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo é formular um modelo para estimar a pontuação necessária para alcançar certas posições na classifi cação fi nal do Campeonato Brasileiro de Futebol, séries A e B. Foram utilizados os dados de campeonatos passados para provar que o índice de aproveitamento obedece a uma distribuição gaussiana de probabilidades e, assim, pode ser usado como parâmetro para os clubes defi nirem suas metas, dentro de um nível de confi ança, antes do início de competições. O modelo também é válido, com algumas limitações, para campeonatos brasileiros disputados com diferentes fórmulas ou diferentes sistemas de pontuação e mostrou-se efi ciente ao ser testado em uma amostra de campeonatos europeus.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/196

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.