Distribuição Geográfica de Equipes em Ligas Profissionais Americanas no Início do Século Xx: a Influência da Guerra Civil Americana

Por: Narayana Astra Van Amstel.

XV Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa investigou a formação de três ligas esportivas dos Estados Unidos da América, através de uma perspectiva de distribuição geográfica das equipes pioneiras. Utilizou-se como fonte a base de dados online americana Sports Reference, que apresenta registros de competições, ligas e equipes de diversos esportes profissionais. Como resultado, um fenômeno se destacou: uma concentração geográfica de times ao norte do país nas primeiras edições. As equipes de beisebol profissional eram filiadas à Major Baseball League (MLB), que em 1903 apresentou a World Series, competição oriunda da fusão da American League e da National League, torneios esses que já existiam desde o fim do século XIX. A disputa de futebol americano profissional teve início com a National Football League (NFL), formada em 1920. Por sua vez, o basquete, mais tardiamente, teve seu começo com a National Basketball League (NBL, futura NBA, após uma fusão com a ABA), em 1937. A NFL em sua primeira edição contou com times de Ohio, Illinois, Indiana, New York e Michigan. A MLB apresentou equipes de Massachussets, Pennsylvania, Ohio, New York, Michigan, Illinois, Missouri e Washington. Já a NBL teve os estados de Indiana, Wisconsin, Illinois, Ohio, New York e Pennsylvania com equipes representantes. Acerca da lacuna de equipes de estados do oeste, constata-se que o povoamento das colônias americanas se deu inicialmente ao leste e só depois se deslocou para as outras regiões (KARNAL, 2007; TOTA, 2009). Como atestam Dulles (1965) e Overman (2011), a preocupação dos americanos com o esporte sempre era secundária quando as colônias ainda não estavam estruturadas e desenvolvidas e encontravam-se em situação de povoamento. Dessa forma, o oeste americano não conseguiu apresentar equipes nas primeiras competições da NFL MLB e NBL. Já em relação ao eixo norte-sul, onde as duas regiões foram povoadas quase simultaneamente, observou-se uma concentração de equipes ao norte. Os fatores para explicação encontram raízes históricas. Sabe-se que na segunda metade do século XIX já se presenciava a prática esportiva em seu formato moderno nos EUA, em modalidades como remo, equitação e beisebol (DULLES, 1965; OVERMAN, 2011). Entretanto, a guerra civil americana, entre 1861 e 1865, provocou sérios danos à configuração sulista em relação a estradas de ferro e portos, bem como as próprias cidades, ocasionando um enfraquecimento abrupto da economia, essencialmente baseada no modelo agrário e escravocrata (KARNAL, 2007; TOTA, 2009). Tais mudanças afetaram as práticas esportivas ao sul que, em busca de reconstrução, não apresentava estrutura para o esporte se desenvolver na mesma proporção que o norte (BETTS, 1971). Nesse sentido, considerou-se que a influência da guerra civil provocou um contraste entre o lado vencedor e perdedor. Tais diferenças, oriundas da guerra, afetaram as ligas esportivas profissionais americanas em suas primeiras edições, tendo em vista o predomínio de equipes nortistas.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.