Distribuição da Gordura Corporal em Escolares: Um Estudo Usando o Método Lms

Por: Deivis Elton Schlickmann Frainer, Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos, Larissa da Cunha Feio Costa e Suely Grosseman.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.19 - n.5 - 2013

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: A avaliação do sobrepeso e obesidade em populações ainda tem sido baseada predominantemente no índice de massa corporal, o qual tem sido considerado o indicador universal da adiposidade. 
OBJETIVO: Analisar a distribuição da gordura corporal de escolares de sete a 10 anos, por meio da construção de referenciais percentílicos das dobras cutâneas, utilizando os parâmetros LMS. 
MÉTODO: Os dados são relativos a uma amostra representativa de escolares de sete a 10 anos frequentando escolas públicas e privadas, que participaram de pesquisa mais ampla de prevalência do sobrepeso e obesidade, realizada em 2002, em Florianópolis (Santa Catarina, Brasil), e composta por 2.918 crianças. Para este estudo utilizaram-se os dados antropométricos de estatura, dobras cutâneas subescapular, suprailíaca, tricipital e panturrilha medial. O método LMS, que visa normalizar os dados que apresentam assimetria em sua distribuição, foi utilizado para analisar e comparar a distribuição das dobras por faixa etária e sexo. 
RESULTADOS: Ambos os sexos apresentaram valores maiores de gordura subcutânea na região do tríceps e da panturrilha, porém, no sexo masculino estes foram inferiores aos das meninas e com pouco incremento ao longo da faixa etária investigada. A dobra que apresentou maior incremento nos valores medianos foi a suprailíaca, para o sexo feminino, a qual alcançou valores próximos aos da dobra tricipital aos 10 anos de idade. 
CONCLUSÕES: O método LMS propicia a análise da distribuição dos valores das dobras cutâneas, as quais são importantes para avaliar a evolução da gordura corporal e o estado nutricional de crianças.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000500003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.