Resumo

INTRODUÇÃO: A preparação física no futebol necessita estar sempre em constante atualização em virtude das exigências presentes no futebol contemporâneo. 
OBJETIVO: Verificar a sensibilidade da técnica estatística K Means Cluster na distribuição de grupos com base nas respostas fisiológicas pertinentes ao futebol. 
MÉTODOS: Os atletas foram submetidos a avaliações antropométricas para determinar o percentual de gordura (%G) e de massa magra (MM), teste incremental em esteira para obter o VO2 máximo (VO2máx) e a velocidade de limiar ventilatório (VLim), bem como testes de campo para a agilidade (AG) e o salto vertical (SV). Os dados foram analisados pelo teste de Kruskal-Wallis e a distribuição dos grupos foi desenvolvida pela técnica de K Means Cluster conforme as semelhanças dos jogadores com essas variáveis fisiológicas, assumindo o nível de significância de p < 0,05. 
RESULTADOS: Os grupos diferiram significativamente somente com relação ao SV (p < 0,001), MM (p < 0,001), VLim (p = 0,011) e VO2máx (p = 0,029) indicando que para estas variáveis, os atletas necessitam ser distribuídos em grupos. Entretanto, o %G e a AG (p = 0,317; p = 0,922), respectivamente, não foram diferentes, indicando que essas variáveis podem ser aprimoradas em todos os atletas de maneira coletiva. 
CONCLUSÃO: Tendo em vista os resultados encontrados, podemos concluir que a distribuição dos grupos pela técnica K Means Cluster pode ser realizada utilizando as respostas fisiológicas dos atletas no intuito de otimizar e priorizar o treinamento físico das principais necessidades apresentadas em comum pelos atletas, independentemente da função tática exercida em campo.

Acessar Arquivo