Distúrbios de Atitudes Alimentares e Sua Relação com a Distorção da Auto-imagem Corporal em Atletas de Judô do Estado do Paraná

Por: Elton Fernando Hoshino, Joao Ricardo Nickenig Vissoci, José Luiz Lopes Vieira, , Leonardo Pestillo de Oliveira e Saulo Luders Fernandes.

Revista da Educação Física - UEM - v.17 - n.2 - 2006

Send to Kindle


Resumo

 O objetivo deste estudo foi investigar a ocorrência de distúrbios de atitudes alimentares e sua relação com a distorção da auto-imagem corporal em atletas de judô do estado do Paraná. Foram sujeitos 101 atletas, sendo 71 participantes do JOJUP’s (42 masculino e 29 feminino) e 30 participantes do JAP’s (18 masculino e 12 feminino). Como instrumentos utilizou-se o EAT-26 e o BSQ. Em relação aos distúrbios de atitudes alimentares as judocas-JOJUP´s, apresentaram maior probabilidade de desenvolver distúrbios de atitudes alimentares. Com relação à distorção na imagem corporal, as judocas-JOJUP´s apresentaram pontuação mais elevada sendo sete casos de distorção leve, seis casos de distorção moderada e três de grau grave. Ocorreram diferenças estatisticamente significativas tanto para a presença de distúrbios de atitudes alimentares quanto na distorção de auto-imagem corporal entre o gênero. Foram evidenciadas correlações estatisticamente significativas entre distúrbios de atitudes alimentares e distorção de auto-imagem na categoria JOJUPs masculino e quando os judocas foram agrupados independente da categoria ou gênero.

Endereço: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3338

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.