Diversidade Cultural: a Cultura Afro-brasileira nas Aulas de Educação Física

Por: Vinícios Gomes Maia.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

O objetivo do presente estudo é identificar se nas aulas de Educação Física vem sendo trabalhado o ensino da história e cultura afro-brasileira, como determina a Lei nº 10.639/03. O instrumento utilizado na coleta de dados é um questionário fechado composto por onze questões, sendo a população da pesquisa composta por 27 professores de Educação Física das escolas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino do Município de Niterói-RJ, a amostra do estudo é composta por 20 professores de ambos os sexos. Os resultados são apurados através da análise percentual das respostas obtidas nas respectivas questões. Concluise que a temática abordada na lei é pouco desenvolvida nas aulas, podendose inferir que o não conhecimento e a falta de formação influência para esse quadro.

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