Resumo

A diversificação das aulas dentro das oficinas do PROETI – Projeto Escola de Tempo Integral, são cada vez mais discutidas na organização, planejamento, uso do tempo e do espaço escolar para atender as diretrizes e propostas pactuadas, como preconizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para atendimento dos alunos. A Educação Física dentro do contexto se renova, recria e aprimora com as atividades de aventura como oficinas na formação do aluno.O objetivo do estudo foi analisar a aceitação dos esportes e atividades de aventura inseridos nas oficinas do PROETI na Escola Estadual Américo Martins (Rapel, Carrinho de Rolimã, Slackline e Falsa Baiana) no município de Montes Claros - MG e Escola Estadual Professora Marilda de Oliveira (Slackline e Carrinho de Rolimã) no distrito de Nova Esperança, município de Montes Claros – MG. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e de campo. Foram realizadas as técnicas da observação participante e da entrevista semiestruturada. Verificamos que houve aceitação dos alunos nas oficinas, onde percebemos que a possibilidade de praticar algo que somente estava acessível no campo da contemplação se torna algo real e palpável. Concluímos que os esportes e atividades de aventura são considerados um meio válido para adquirir valores como cidadania, perseverança, superação, cooperação, conhecimento dos próprios limites, conhecimento corporal, autoestima, criatividade, resposta rápida ao estímulo, respeito aos demais e ao meio, responsabilidade, controle emocional, autodisciplina, senso de justiça, trabalho em equipe, integridade, entre outros. A partir da aquisição de novos valores, transformam as suas possibilidades, somando novos significados na prática e pela prática, que a cada dia se renova, recria e aprimora, contribuindo para a formação do aluno.