Do Contexto Escolar da Pessoa Portadora de Deficiência: a Formação dos Professores de Educação Física do Ensino Público Municipal de Florianópolis

Por: Rudney da Silva.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Asituação da pessoa portadorade deficiência, comoa de diversas minorias, é uma problemática a ser urgentemente superada, pois estão sujeitas à estigmatização. Desdeo início da humanidade houvepessoas portadorasde deficiência, entretanto, as situações por que passaram/passam vão do morticínio à idolatria. Este estudo teve como objetivo investigar a formação dos professores de Educação Física nocontexto escolarda pessoa portadora de deficiência. Esta pesquisa caracterizou-secomode Levantamento, sendo sua natureza descritiva. Aamostra foi composta por20%dos professores de Educação Física envolvidos no contexto escolar de alunos portadores de deficiência do ensino municipal de Florianópolis, em 1998.Acoleta de dados foi realizada através de questionário. Os dados foram submetidos à análise de forma descritiva, com uso de freqüência percentual. A maioria dos professores (66,66%) possui pós-graduação em nível "Lato Sensu", nenhuma na área de educação especial. Uma parte significativa (34,75%) afirma estar despreparada para trabalhar com alunos portadores de deficiência. Essa afirmativa é justificada pelafalta de disciplinas de Educação Física Adaptada/ Especial na graduação (66,66%), problema este amenizado através de cursos preparatórios parao atendimento à pessoaportadora de deficiência (66,66%). A maior parte desses cursos (70%), é oferecida sistematicamente pela Secretaria Municipal de Educação. Nesse contexto, todos os professores de Educação Física possuem formação em Educação Física, entretanto, insuficiente para o trabalho com alunos portadores de deficiência, o que nos leva a concluir que existe uma grande necessidade de os professores continuarem sua formação nos cursos preparatórios, visando assim a um trabalho adequado e evitando a segregação e/ou exclusão escolar.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.