Do Discurso da Educação Fisica

Por: .

1998 21/08/1998

Send to Kindle


Resumo

Este estudo procurou investigar o significado do termo Educação Física através dos discursos existentes na área. Para isso, foi estruturado um primeiro capítulo que trata de um breve histórico da discussão "disciplina acadêmica x profissão". O segundo capítulo, tem o objetivo de esclarecer o entendimento do discurso como um fenômeno da comunicação humana. O terceiro capítulo apresenta os detalhes da abordagem metodológica de caráter qualitativo utilizada. O quarto capítulo demonstra as descrições, análise e interpretação dos dados, quadros nomotéticos, apresentação dos resultados da pesquisa, e, também duas propostas que perspectivam a mudança de nomenclatura e estrutura curricular acadêmica com princípios básicos de uma orientação no campo de conhecimento, sendo ela: - A Motricidade Humana a partir da iniciativa de Sérgio (1987) e Cinesiologia a partir de Tani (1996). A conclusão deste estudo mostra que o significado do termo Educação Física está diretamente associado a quatro coisas distintas porém complementares: - Componente curricular, área do conhecimento, preparação profissional e profissão. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000134074&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.