Resumo

Opresente texto fazparte do estudo que está sendo realizado como Dissertação deMestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Física, da Universidade Federal de Pelotas, Linha de Pesquisa Memória, Corpo e Esporte. A pesquisa consiste em construir as memórias do Instituto Estadual de Educação Ponche Verde, escola tradicional do município de Piratini – RS. Para tanto, estamos utilizando os suportes teóricos e metodológicos oriundos da metodologia da História Oral, fontes escritas (documentos, atas, relatórios, reportagens de jornais da cidade, etc.), fontes imagéticas (antigas fotografiasda escola)e fontesorais (depoimentos de antigosmembrosda comunidade escolar) para reconstruir as memórias da Escola.Neste texto, especificamente, priorizamos as fontes escritas e as fontes imagéticas, para com elas construirmos uma memória panorâmica da escola, desde a sua fundação até a atualidade. As fotografias foramutilizadas como fontes históricasque possuem, também, uma forte dimensão estética,nosentido similaraoque as concebeRoland Barthes (1984).