Integra

 Dentro de um ambiente culturalmente organizado cada profissional tem seu objetivo, nesta prespectiva o professor está inserido com uma função específica de "ensinar".


 Ensinar os jovens a uma iniciação conceitual através de um saber constituído.


 De fato, a fecunda e expressiva palavra ensinar serve como base curricular no amago escolar.


 Organizar as práticas de ensino com o propósito de provocar a construção racional e consciente do conhecimento, na busca de uma educação para a vida e para uma melhor qualidade de vida.


 A Educação Física dentro deste contexto, busca a saberiorização dentro do seu objeto de estudo que é o movimento humano.
Partindo de uma conceitualização do senso comum para um senso comum modificado, a partir do embasamento científico a fim de massificar estas informações.


 Este paradigma enaltece o conflito entre o individuo essencialmente prático e o cientista, relegando a necessidade de um consenso, a fim de buscar uma saída para o vacuo educacional historicamente determinado.


 Concomitantemente a esses fatores surge a questão, até que ponto ocorre a transmissibilidade do saber acadêmico, para o saber profissional e esse consequentemente para uma prática efetiva.


 Essa socialização do conhecimento, tem como foco a mudança comportamental da população alvo e a justificativa de uma escolarização.
Porém esses fatos são acometidos de questionamentos e alguns deles estarão presentes neste estudo.


 Objetivos


 O objetivo como o próprio título declama é verificar a relação do saber pedagógico do professor, para um prática efetiva do aluno.
Buscando legitimar o slogan " A Educação Física para a Saúde visa a fundamentação teorica que possa levar os educandos a incorporarem conhecimentos, de tal forma, que os credencie a prática de atividades físicas não apenas na infância e adolescência, mas também , futuramente na idade adulta".


 Metodologia


 A análise do saber realizou-se através de uma questionário de perguntas abertas e fechadas, efatizando a opinião e avaliaçaõ, de 9 professores do ensino médio, em 5 diferentes escolas de Presidente Prudente.


 Para o diagnóstico do fazer foi aplicado um bateria de testes, no qual verificou a aptidão física relacionada a saúde ( resistência aeróbica, muscular, composição corporal e flexibilidade) de 325 alunos . Estes mesmos eram alunos dos 9 professores citados alteriormente.


  Resultados


 Através da análise dos dados do questionário classificamos os professores num modelo de fases de adesão, para referida proposta do slogan da Educação Física para a saúde.
• Consciência
• Tentativa
• Implementação


 A consciência esteve presente de forma integral na resposta de todos o professores mostrando um certo conhecimento para este modismo da "saúde" altamente difundido em todas formas de imprensa.
Tentativa se destacou em dois casos, mas a não continuidade ocorreu devido o fracasso pela falta de um alicerce conceitual por parte do professor.


 A Implementação foi eminente em um caso, que demonstrou procedimentos coerentes, adequado planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades.
Um ponto de destaque da análise do questionário, foi a constatação de que a grande maioria não tem acesso à produção científica da área.


 Com relação aos testes motores podemos constatar uma certa homogenidade e aglutinação dos dados quando comparados. Não se destacando nenhuma escola de forma exponencial.


 Também foi deflagado que uma enorme quantia destes alunos não alcançarão os critérios minímos de aptidão física relacionada a saúde.


 Conclusão


 Pode-se concluir então, uma certa inocuidade do saber pedagógico e sua transmissibilidade para o fazer. Apontado através da baixa relação do conhecimento do professor para a aptidão física do aluno.
Destacamos com isso a importância de uma inter-relação do conhecimento acadêmico e profissional, na busca de uma pedagogia científica.


 Também salientamos a necessidade da implementação do " Livro Didático" para a Educação Física, com o intuito de viabilizar a aprendizagem auxiliar o bom, o mau professor e principalmente o aluno.

 Referências bibliográficas


 Barbanti, V. J. Aptidão física: conceitos e avaliação. Revista Paulista de Educação Física, v.1, n.1, pág.24-32,1986.
 Bento, J.O. Desporto, saúde, vida: Livraria Horiznonte, 1991.
 Candeias, N.M.F. Conceitos de educação e promoção em saúde. Revista Saúde Pública, v.31,n.2, p.210-13, 1997.
 Faria Júnior, A.G. Educação física, desporto e promoção da saúde. Revista Horizonte,v.9. n.51, p.73-76,1992.
 Gava, A. Educação Física: educação e saúde? Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v.1, n.1, p. 36-38,1989.
 Guesdes, D.P. Educação para a saúde mediante programas de educação física escolar. Revista Motriz, v.5, n.1, 10-15,1999.
 Menestrina, E. Educação física e saúde. Editora Inijuí, Rio Grande do Sul, 1993.
 Mota, J. A escola a educação física e a educação da saúde. Revista Horizonte.v.8,n.48,pág,208-12,1992.
 Nahas, M.V.(Org). Educação para a atividade física e saúde. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v.1.n.1, p.57-65,1995.
pate, R.R.; Honh, R.C. Health and fitness through physical education. Champaign, Human Kinectics, 1994.
 Sobral, F. Introdução a educação física. Lisboa, Livraria Horizonte, 1980.