Docência Universitária: Repensando a Prática do Professor de Educação Física

Por: Sarah Maria Freitas Machado Silva.

109 páginas. 2008 29/10/2008

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Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a docência universitária, especialmente nos cursos de licenciatura em Educação Física, trazendo como problemas centrais: 1. Como está ocorrendo a prática pedagógica do docente universitário no curso de licenciatura em Educação Física? 2. Como esse docente de Educação Física, no curso de licenciatura em Educação Física, está atuando com os elementos dos saberes docentes, as exigências do trabalho no ensino superior e com as concepções pedagógicas universitárias existentes? A partir então destes problemas, objetiva-se discutir a prática pedagógica do docente universitário no curso de licenciatura em Educação Física, buscando compreender como esse professor atua com os elementos dos saberes docentes, as exigências de trabalho para a prática docente no Ensino Superior e com as concepções pedagógicas universitárias existentes. Em relação ao aporte teórico geral da docência universitária, destacam-se os autores: Cunha (2006), Malusá (2005), Morosini (2001), Pachane (2004), Pimenta (2005), entre outros; e especificamente na Educação Física, destaque para Caparróz (2007), Lacerda (2007), Souza Neto (2007), Taffarel (2004). Para tanto, o presente trabalho estrutura-se em quatro capítulos. O primeiro, Docência Universitária a construção da identidade do professor no ensino superior , propõe como objetivos específicos: apresentar algumas considerações sobre a Universidade e discutir a formação e atuação do docente universitário, atrelando aos saberes docentes as exigências do trabalho na docência universitária e as concepções pedagógicas universitárias existentes. O segundo capítulo, O professor de Educação Física no contexto da docência universitária: desafios e dilemas , discute os caminhos percorridos pelo curso de Educação Física e discute ainda a formação do profissional de Educação Física, aliando as concepções pedagógicas universitárias. O terceiro capítulo, Os caminhos metodológicos , apresenta o local da pesquisa, pautou-se em uma IES situado na região Centro-Oeste, especificamente na cidade de Goiânia/GO, os sujeitos, apresentam-se resultados da participação de 25 docentes formados em Educação Física e atuantes no curso de Licenciatura em Educação Física, propõe-se a abordagem quanti-qualitantiva como metodologia e como instrumento, o Inventário Adaptado Proal. Já o quarto capítulo apresenta os dados estatísticos, tabulados, analisados e interpretados, a partir da confrontação com o aporte teórico, verificando a existência ou não de correlações estatisticamente significantes entre as variáveis independentes e os itens do questionário. Portanto verifica-se, nos dados, que os docentes sempre articulam os saberes docentes à sua prática pedagógica e isto representa uma valorização dos saberes na formação de professores. Observa-se que os docentes na sua prática no ensino com as exigências de produtividade no campo da graduação e pós-graduação, na maioria, quase nunca ou nunca conseguem articular esta situação. Destaca-se, também, que os dados apresentam, na maioria quase sempre, que os docentes levam seus discentes a conhecer outros olhares sobre o tema estudado. Outro aspecto é que a maioria dos docentes sempre atualiza seus referenciais teóricos e isto demonstra que o docente está preparado pedagogicamente para atuar no magistério.

Endereço: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFU_17c7a6b972b370418783f91532abd052

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