Resumo

Introdução: A avaliação da qualidade de vida, passou a repercutir com importância nos âmbitos econômicos, sociais e da saúde. Sua utilidade consiste em avaliar diferentes domínios e estados de saúde, obter dados descritivos de determinados grupos ou da população geral, realizar comparações entre resultados e verificar a gravidade de um determinado problema. Como profissão, à docência configura-se como atividade complexa, interativa e multidimensional, que envolve diversidade de tarefas e atuações, exigindo dos professores equilíbrio contínuo, tanto físico como psíquico, social e espiritual, refletindo-se na sua percepção de qualidade de vida. Objetivo: Analisar a percepção da qualidade de vida de docentes do ensino superior, quanto aos domínios físico, psicológico, social e ambiental. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, aplicada, com objetivo analítico e procedimentos de uma pesquisa de levantamento dos dados acerca da qualidade de vida dos docentes da Faculdade Evangélica de Ceres-GO. Para analisar a qualidade de vida foi utilizado o questionário Quality of World Health Organization Life Instrument, abbreviated version (WHOQOL-bref), que é um instrumento para este fim utilizado, idealizado pela Organização Mundial da Saúde. Resultados: Os resultados encontrados mostraram um índice mediano na qualidade de vida geral, e nos domínios pesquisados. Conclusão: Considerar mudança na metodologia de atuação dos docentes é fundamental, fatores inerentes a profissão são os grandes responsáveis pela degradação da qualidade de vida.

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