Dor Lateral no Joelho do Atleta: Um Raro Caso de Luxação do Tendão do Bíceps Femoral

Por: Aires Duarte Júnior, Ana Paula Simões da Silva, Marcos Vaz de Lima, Nilson Severino, Paulo F. Kertzman e Vanessa Ribeiro Resende.

Revista Brasileira de Ortopedia - v.47 - n.6 - 2012

Send to Kindle


Resumo

A luxação do tendão do bíceps femoral é uma condição rara, descrita na literatura clinicamente com uma dor lateral do joelho e inicialmente relatada como uma inserção anômala da cabeça longa do bíceps femoral. Depois se verificou que a causa é uma mobilidade anormal do tendão sobre a proeminência da cabeça da fíbula em determinados ângulos de flexão do joelho. O objetivo deste relato de caso raro é descrever e discutir sobre o quadro de dor lateral no joelho num atleta de natação que iniciou a subluxação do bíceps femoral durante a prática esportiva, que o incapacitava de realizar provas e torneios. O caso é discutido frente à literatura levantada, à provável etiologia traumática de repetição que levou a essa condição, além do tratamento cirúrgico que foi realizado, obtendo excelente resultado e retorno a prática esportiva habitual.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162012000600021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.