Dor nas Costas e Hábitos Comportamentais: Comparação Entre Escolares do Ensino Médio Duas Regiões do Brasil

Por: Bruna Nichele da Rosa, Cláudia Tarragô Candotti, João Luiz Ribeiro Neto, Matias Noll, Priscilla Rayanne e Silva Noll e Vanessa Nunes Nunes.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O Brasil é um país com diferentes características regionais, e a formulação de políticas de saúde e educacionais deveriam levar em conta estas diferenças. No que se refere à saúde pública, um problema emergente é a alta prevalência de dor nas costas em escolares. Este estudo objetivou comparar a prevalência de dor e os hábitos comportamentais de escolares de duas cidades do Brasil, uma da região sul e outra da região centro-oeste. Foram avaliados escolares do ensino médio provenientes de 4 instituições de ensino de Ceres, estado de Goiás, e de 5 instituições de Teutônia, estado do Rio Grande do Sul, totalizando 1546 avaliados. Foi utilizado o questionário BackPei para avaliar a dor nas costas e os hábitos comportamentais. A análise de dados, por meio do teste qui-quadrado, demonstrou alta prevalência de dor nas costas (64%) sem diferenças entre as cidades. Os escolares de Ceres apresentaram maior (p=0.001) frequência de dor uma ou mais vezes por semana (62,4%,) em comparação com os escolares de Teutônia (49%). Verificou-se também diferenças (p<0.05) entre as cidades no tempo diário ao assistir televisão e utilizar o computador, tempo de sono por noite e para as seguintes posturas: ao dormir, ao pegar objeto do solo e modo de transporte da mochila escolar. Conclui-se que o panorama verificado é preocupante devido à alta prevalência de dor nas costas e hábitos comportamentais inadequados. Do mesmo modo, as estratégias preventivas e educativas devem levar em conta em suas ações as especificidades e diferenças de cada região.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.