Dos Lugares Urbanos das Cidades Aos Lugares Virtuais do Ciberespaço: a Reprodução E/ou Apropriação das Práticas de Sociabilidade do Futebol

Por: Rebeca Recuero Rebs.

Ciberlegenda - n.22 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar as formas de sociabilidades encontradas no futebol que foram transpostas para o ciberespaço a partir da reprodução de estádios concretos em estádios virtuais no Second Life. Pesquisam-se como alguns grupos sociais (jogadores e torcedores) encontraram modos de manifestações identitárias semelhantes (enquanto prática social) e, ao mesmo tempo, diferenciadas em sua estrutura da vida concreta (devido o suporte da Internet), no ciberespaço. Tentam-se compreender as transposições das sociabilidades concretas do futebol no ciberespaço, buscando comparar os espaços de práticas de sociabilidade deste esporte nas cidades com o espaço virtual a fim de se entender as apropriações espaciais que vão se dar em torno desta reprodução social em meio a territórios do ciberespaço. 

Endereço: http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/22/30

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.