DS2014. Estudo Demográfico Sobre o Futebol Europeu (excerto)

Por: Loïc Ravenel, Raffaele Poli e Roger Besson.

CIES Football Observatory. 2014

Send to Kindle


Sobre a Obra

Quanto mais sabemos, mais queremos saber . Este é o modus operandi da pesquisa CIES Football Observatory quando lidamos com o nosso estudo demográfico anual sobre o mercado de trabalho no futebol europeu. Podemos dizer com confiança de que a nossa sede de conhecimento é compartilhada por muitos atores do futebol profissional . Esperamos que esta edição abra o nosso apetite para saber mais sobre a dinâmica de trabalho nos 31 campeonatos estudados. Novas analises especificamente elaborado para esta edição irão ajudá-lo a comparar o estado de futebol entre diferentes países.

De modo geral, o estudo mostra que o profissional europeu futebol ainda é confrontado com processos que não o transquilizam quanto ao futuro. A nuvem de Incerteza econômica que paira sobre o esporte é flagrante em muitos clubes e países. Em geral, o número de transferências realizada por equipes durante a temporada atual está em um ponto mais alto . Uma tendência que é difícil de entender, dado o clima real, com as inúmeras dificuldades financeiras. A especulação em torno das transferências de jogadores vem  aumentando. Isto é visível também através da queda progressiva no número de jogadores formados pelos clubes, que atingiu seu nível mais baixo desde 2009 . Por outro lado, a percentagem de jogadores estrangeiros aumentou pelo segundo ano consecutivo. Aqui também o exemplo é alarmante .

Mais e mais as equipes são integrados em redes internacionais impulsionadas pelo desejo de aumentar o valor de mercado de jogadores, transferindo-os sempre que uma oportunidade lucrativa se apresenta . Nosso estudo mostra que um repensar profundo é necessário para introduzir mecanismos de regulação adequadas para proteger os jogadores em particular, e de forma mais geral de futebol, cada vez mais contra o natureza especulativa do mercado de transferências . Nossas análises permitem identificar não apenas as situações de maior risco, mas também as realidades mais dignos de onde podemos tirar inspiração .
Boa leitura !
Raffaele Poli , diretor do CIES Football Observatory

Endereço: http://shop.cies.ch/int_en/all-publications.html

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.