É Muito Mais Que Entrar em Campo e Defender Um Time: Qualidade de Vida no Trabalho, Bem-estar/mal-estar no Trabalho e Carreira de Jogadores de Futebol Profissional

Por: Polyanna Peres Andrade.

77 páginas. 2016 28/09/2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), bem-estar/mal-estar no trabalho e carreira de jogadores de futebol profissional. Realizou-se um recorte temático e uma condução metodológica com base na perspectiva da abordagem teórico-metodológica da Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT). Participaram da pesquisa 33 jogadores de futebol profissional masculino, que atuam na Série A do campeonato brasileiro, com idade entre 18 e 36 anos. Foram realizadas entrevistas individuais com base em roteiro semiestruturado. Os resultados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo categorial temática. As categorias empíricas que veiculam a concepção de QVT se expressam nas seguintes temáticas: “Trajetória do Jogador Profissional”, “Percepção da Profissão de Jogador de Futebol”, “Rotina Diária e Jogos de Futebol”, “Estrutura do Clube de Futebol”, “Família”, “Relação com os Colegas”. As fontes de bem-estar no trabalho estão relacionadas com a “valorização”, as “oportunidades” e os “companheiros de time”, já as de mal-estar no trabalho são as “lesões corporais” ao longo da carreira e a “saudade dos familiares e amigos”. A relação entre QVT e carreira é permeada por variáveis intervenientes como o sonho e status de ser um jogador de futebol e o papel da torcida durante os jogos. A influência das variáveis intervenientes varia de acordo com a fase da carreira em que o jogador se encontra. Os resultados permitiram conhecer as percepções de trabalhadores de um contexto muito singular de trabalho, identificar nova agenda de pesquisa e, do ponto de vista aplicado, fornecer subsídios teóricos e empíricos aos clubes envolvidos para a concepção de políticas que permitam a promoção da QVT desses profissionais.

Endereço: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22805

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.