Ecomotricidade: Sinergia Entre Educação Ambiental, Motricidade Humana e Pedagogia Dialógica

Por: Cae Rodrigues.

Motriz - v.15 - n.4 - 2009

Send to Kindle


No proposto ensaio teórico, compreendemos que a polissemia do termo "esporte" tende a contribuir para uma visão generalizada de "esportivização" das práticas corporais, dificultando o desenvolvimento de processos educativos por meio dessas práticas. Na educação ambiental, essa realidade fica evidente pela predominância de práticas de esportes integradas a uma natureza "distante", nas quais se espera que o ser humano desenvolva uma consciência "ecologicamente correta", visão simplista e preservacionista, que contribui para uma relação fragmentária entre ser-humano e mundo. Nesse sentido, utilizaremos preferencialmente a nomenclatura ecomotricidade, definida como práticas corporais desenvolvidas com intencionalidade, relacionada a processos educativos de reconhecimento das relações ser humano-meio ambiente, que primam pela sinergia entre educação ambiental, motricidade humana e pedagogia dialógica. Nesse ensaio desenvolvemos essa sinergia no plano teórico, abrindo um caminho para futuros estudos que pretendam desenvolver essa proposta na prática.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/3252/2759

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.