Resumo

O Colegio Brasileiro de Ciencias do Esporte emergiu da necessidade de estudar o esporte num contexto tão amplo quanto cientifico.

0 cooperativismo multiprofissional é sem úvida o estilo moderno de melhores resultados para se alcançar objetivos em dualquer linha da atividade humana. No esporte brasileiro, este sistema já existe há algum tempo nos centros de treinamento, clubes, módulos desportivos e laboratorios de avaliação. Mas era necessário que esse trabalho em ambientes fechados tivesse abertura suficiente para ganhar um intercämbio nacional alem de incrementar o estudo cientifico e a pesquisa da atividade fisica integrando profissionais e estudantes de todas as 5 reas de Ciencias do Esporte.

Foi com esse objetivo maior que o CBCE cresceu e fez entender a sua filosofia em apenas um ano. E esse crescimento baseoucse na simplicidade e na pureza de seus pröprios ideais e de suas origens.

Em absoluto vai negar a existência e o valor de todas as.associações que congregam isoladamente profissionais dos ramos desportivos. Procurará acima de tudo juntar forças, colaborar nas iniciativas e empunhar com denodo as bandeiras que se proponham a oferecer conclusões de ciência para o esporte. Nada de credos politicos e religiosos, nada de favorecimentos, mas a Etica em primeiro lugar. O CBCE podera estu dar a politica do esporte, sem fazer politica no esporte.

Se no começo era apenas intuição, hoje jã se tem a certeza da meta alcançada. Não se fez guerra nem quartel e não se soprou bolhas de ilusão no entusiasmo contagiante dos seus membros.

O Congresso e a revista ai estão... com defeitos, acreditamos... mas escondidos pela boa vontade e pela busca da perfeição, próprias de quem faz pesquisa e ciência por convicção e vocação.

O Colégio vai em frente depois deste evento. Ele ë irreversivel, não tenham dividas... absolutamente irreversivel.

Todos nós
 

Arquivo