Integra

O ano de 2010 marcou os 70 anos do início das atividades da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). No momento em que comemora os seus 70 anos de existência, há muitas razões para comemorar. Pioneira na formação superior em educação física no Estado, a ESEF tem, também, inúmeros motivos para analisar a sua trajetória e buscar compreender o papel que vem desempenhando no âmbito da Educação Física Brasileira, através das suas várias formas de participação.

Dentre os acontecimentos ocorridos ao longo desses 70 anos, as presenças da ESEF em vários cenários multiplicam-se, assim como as possibilidades de tratar dessa história. Tentando contribuir para esse registro, o Núcleo UFRGS da Rede CEDES desenvolveu o projeto "Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1940-2010): mapeando cenários da formação profissional e da produção do conhecimento em políticas públicas de esporte e lazer", que teve por objetivo analisar - sob diferentes perspectivas - o lugar que a ESEF/UFRGS tem assumido no desenvolvimento da educação física, do esporte e do lazer nos âmbitos local, regional e nacional.

Com a contribuição de diversos pesquisadores e grupos de pesquisa e com o financiamento do Ministério do Esporte, trazemos, a partir desse NÚMERO ESPECIAL da Revista Movimento, um conjunto de trabalhos que privilegiam a comemoração dos 70 anos de vida da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tratando-se de um NÚMERO ESPECIAL, nos permitimos fugir das normas correntes no periódico, tanto pelo menor número de trabalhos publicados, quanto pela maior dimensão de alguns deles. Reconhecendo a importância do momento, consideramos que isso se justifica.
Boa leitura

Acessar