Resumo

A Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (RBEFE) é um periódico científico pioneiro e "de fronteira", pois ao longo de seus mais de 25 anos de existência, ela sempre esteve envolvida na divulgação das realizações, discussões e evoluções acadêmicas e profissionais relacionados à Educação Física, Esporte e áreas afins. Dessa forma, é com grande prazer que anunciamos o início de uma nova etapa na trajetória: a indexação na base de dados Scielo, uma das mais importantes do mundo.

Essa realização é fruto de planejamento estratégico da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e de trabalho conjunto de todos os pesquisadores que tem considerado a RBEFE como um importante instrumento de comunicação acadêmico-científico, bem como do seu corpo editorial e de revisores. Portanto, temos a convicção que se trata de uma vitória coletiva e, por isso, gostaríamos de expressar nossa gratidão a todos pelo trabalho árduo, silencioso e voluntário, sem o qual não teríamos alcançado tal patamar.

Para que a RBEFE possa manter o novo "status" ela deverá passar por vários ajustes tanto na sua política editorial quanto no seu formato. A primeira mudança ocorrerá na forma com que os artigos serão submetidos. Nos próximos meses ocorrerá a transição para a plataforma "Submission", gerenciada pela Scielo, fazendo com que as submissões passem a ser feitas apenas eletronicamente, seguindo o padrão dos maiores e mais importantes periódicos da área no mundo. Além disso, ao longo de 2011, a revista será dividida em seções nomeadas de acordo com as três áreas temáticas previamente definidas pelo conselho editorial (i.e. biodinâmica do movimento humano, pedagogia do movimento humano e sócio-cultural). O objetivo dessa mudança é paulatinamente equalizar e aumentar o número de artigos publicados em cada uma das áreas temáticas. As normas para a preparação/formatação de artigos também serão alteradas nos próximos meses tendo em vista as demandas da Scielo para melhorar o formato da comunicação científica vinculada à RBEFE. Outro ponto importante diz respeito à tradução de todos os artigos publicados para a língua inglesa, cujo planejamento e primeiras operacionalizações já estão ocorrendo. Essa iniciativa é crítica para ampliar a penetração da RBEFE no cenário internacional. E, ainda, atendendo à solicitação da comunidade científica, já se encontra disponível no site da revista um arquivo do "software" "EndNote" com todas as especificações para formatação das referências bibliográficas.

Apesar de termos atingido essa importante meta, isso não significa que o futuro não nos guarde novos e importantes desafios. Devemos considerar que o objetivo precípuo da RBEFE é divulgar pesquisas inovadoras e de qualidade que tenham o potencial de contribuir, direta ou indiretamente, para o contínuo desenvolvimento do referencial teórico necessário para um exercício profissional responsável e efetivo em todos os segmentos da sociedade. Por isso, nossa responsabilidade está aumentada. Claro está que a manutenção do "status" alcançado bem como o alcance de novas metas dependerá ainda mais da colaboração de todos.

Parabéns e obrigado a todos.

Acessar