Resumo

Editorial

Com o crescente número de grupos de estudos que se avolumam ao lado das graduações e pós-graduações em Educação Física e afins, é normal que o número de estudiosos se eleve e que a produção da área tenha uma melhora quantitativa e qualitativa.

Neste volume sentimos tal avanço, de acordo com algumas grandes áreas, denotando que este dado sempre acompanha o desenvolvimento geral tanto da profissão quanto da ciência da motricidade, em qualquer de suas feições. Temos aqui reunidos por perto de duzentos trabalhos que demonstram o envolvimento dos docentes universitários, pesquisadores, estudiosos e demais profissionais que se dedicam às pesquisas.

As linhas de pesquisas se desenvolvem, aos ritmos próprios, não permitindo comparação, mas acompanham o movimento que a Educação Física vem traçando: a biodinâmica avança num ritmo seu, a pedagogia também. Não existe crescimento maior, crescimento menor. Existe desenvolvimento próprio, de acordo com o interesse desprendido pelos investidores e pelos órgãos de fomento.

Que esta obra possa representar os avanços da nossa profissão e de nossa vida acadêmica, no âmbito da Motricidade Humana, no ano de 2006, retratado nesta obra de 2007. Um avanço moderado, mas precioso e pontual. Sinal da maturidade dos nossos programas de graduação e pós-graduação.

Afonso Antonio Machado
Presidente da Comissão Editorial

Acessar