Resumo

A reflexão sobre as experiências pode nos levar na direção do aperfeiçoamento. Parece-nos que um processo dessa natureza está ocorrendo com nossa experiência de grupo na publicação de Motus Corporis. O número de dezembro de 1996 (vol. 3 - n. 2) destinado a discutir concepções sobre o campo da educação física e dos esportes, e o de novembro de 1997. concentrado na pesquisa com a terceira idade, significaram uma quebra na linha de trabalho tradicional. Estes tornaram-se números temáticos, em contraste com os outros números, de tipo "ônibus", que, democraticamente, "transportavam diferentes passageiros". Constatando a receptividade dos números temáticos, esforçamo-nos para produzir, alternadamente, ambos os tipos de publicações. Por certo, a elaboração de um número temático exige uma indução da captação, deixando o corpo editorial, portanto, de funcionar como mero balcáo receptor de artigos, para tornar-se ativo na discussão de temas, no estabelecimento de contatos e na formulação de sugestões.

O presente número representa o momento que, metaforicamente, estamos denominando de "ônibus". Seus temas são variados e os autores manifestam interesses diferenciados. Ergometria, por Lapagesse, Administração de centros de atividades corporais, por Nogueira, Estética e atividades suaves, por Lacerda; Cinema e esporte, por Silva; Cultura nacional e futebol, por Salles; Globalização e conhecimento em educação física, por Lovisolo e "O jogador" de Dostoievsky, por Retondar, são seus principais tópicos.

Aproveitamos o número também para publicar os resumos das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, em nível de mestrado, no período 96/97.

Visando estimular a comunidade para os próximos números temáticos, apresentamos algumas sugestões:

• A pesquisa etnometodológica no campo da educação física e dos esportes.

• Personal training em foco.

• Futebol: diferentes abordagens.

Os interessados nos temas poderão obter maiores informações com os editores ou enviar diretamente suas contribuições.

Dr. Helder Guerra de Resende

Dr. Hugo Lovisolo Editores Científicos