Editorial

Por: Marcelo Knobel.

Ciência & Cultura - v.66 - n.2 - 2014

Send to Kindle


A grande expectativa que envolve o Brasil para a realização da Copa do Mundo, evento com impactos sociais, econômicos, políticos e culturais, motivou a revista Ciência e Cultura a dedicar seu Núcleo Temático ao futebol, um tema de interesse de grande parte da população mundial e, também, de muitos pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Coordenado pelo professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bernardo Buarque de Hollanda, que é também editor da revistaEsporte & Sociedade, o dossiê buscou selecionar textos que, no seu conjunto, proporcionassem uma abordagem multidimensional do evento, considerando seus diferentes aspectos e sua enorme abrangência. São milhares de pessoas, com maior ou menor grau de envolvimento, espectadores, trabalhadores, empresários, estudantes, comunicadores, esportistas ou não, que têm suas rotinas alteradas de alguma forma. Ainda sob o impacto dos 50 anos do golpe militar no Brasil, na seção "Tendências" a presidente da SBPC, Helena B. Nader, fala sobre o papel da entidade na luta pela democratização do país. Em "Artigos & Ensaios", um painel histórico da primeira biblioteca de medicina do Brasil. Nas outras seções da revista, notícias e reportagens que mostram os impactos benéficos da ciência, da tecnologia, da inovação e de ações culturais. São informações sobre construções de túneis submersos - um deles unindo pela primeira vez dois continentes -, avanços importantes na medicina, conservação da biodiversidade, novas possibilidades para ações culturais e até o incremento de negócios com a redescoberta da cachaça brasileira. Um conto de João Silvério Trevisan completa e fecha este número.

Boa leitura!

Marcelo Knobel 
Abril de 2014

Endereço: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252014000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.