Editorial

Por: Rômulo Cássio de Moraes Bertuzzi.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.30 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

EDITORIAL

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte: 1986 - 2016

Prof. Dr. Rômulo Bertuzzi, Editor-in-chief

 

 

 

Existem alguns aspectos que envolvem a Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (RBEFE) e o ano de 2016 que merecem ser destacados nesse editorial. O primeiro e, talvez, afetivamente mais relevante para a comunidade científica é a comemoração do seu trigésimo aniversário. A RBEFE teve o primeiro número publicado no ano de 1986 após a aprovação de sua criação na 81º Congregação da então Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, a qual foi realizada em 31 de outubro de 1984. Nota-se que desde sua origem já havia a vocação para ser um meio de comunicação científica pautada na publicação de trabalhos com qualidade e relevância para a nossa área de atuação. Diversos passos importantes foram dados ao longo dessa trajetória, entre eles, a internacionalização do Conselho Editorial, a inclusão de Editores Associados oriundos das três áreas de concentração (Biodinâmica, Pedagogia e Sociocultural), a ampliação no número de pareceristas e a inclusão na base de periódicos eletrônicos da SciELO. Evidentemente, a pavimentação dessa longínqua estrada não poderia ter sido realizada sem a ajuda de muitos pesquisadores oriundos das mais variadas instituições do Brasil e do exterior. Abaixo está o nome de algumas dessas pessoas que proporcionaram relevantes contribuições para a consolidação da RBEFE. Lamento se, porventura, o nome de algum colega não tenha sido mencionado, em especial os revisores e autores de artigos publicados ou submetidos à publicação. Não se trata de desprestígio ou algo que o valha, mas da nossa dificuldade em registrar o nome de tantas pessoas importantes que surgiram ao longo desses 30 anos. Existem outros profissionais que não se tornaram públicos ao longo desse processo, mas que sem o seu comprometimento, seguramente a RBEFE não teria atingido o prestigio atual. Estou me referindo as bibliotecárias e secretárias da revista: Maria Lúcia Vieira Franco, Solange Alves Santana. Exemplos de competência, ética e serenidade. À todos, o nosso muito obrigado!

Em relação à missão da RBEFE, sabemos que todo investimento financeiro realizado em pesquisa científica, incluindo do setor público, somente pode cumprir o seu papel social se os achados forem amplamente divulgados. Isso aumenta a nossa responsabilidade e nos leva a concluir que publicar um artigo é tão importante quanto conduzir as pesquisas científicas. Nesse sentido, desafios surgem a todo momento no horizonte das revistas que se propõem a inovar com o objetivo de atender as novas demandas impostas pela dinâmica que envolve a divulgação do conhecimento. Assim, 2016 também será um ano repleto de mudanças para a RBEFE. Isso se deve, sobretudo, a necessidade de adequarmos a revista aos novos critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção SciELO. A redução no tempo de avaliação e publicação dos artigos, a implementação de editores e pareceristas com afiliação estrangeira e a publicação de artigos na língua inglesa são algumas das ações que deveremos implementar ao longo de 2016. Daremos início a essa implementação a partir da publicação do v.30 n.1, o qual foi coordenado pela Dra. Michele Viviene Carbinatto, do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e pela Dra. Myrian Nunomura, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Nesse número foram publicados estudos que abordaram os mais variados temas que envolvem a “Ginástica”, sendo uma parcela significativa (~80%) dos artigos publicados em inglês. A nossa expectativa com essa mudança é ampliação do público da RBEFE, haja vista que a comunidade científica internacional elegeu o inglês como o idioma oficial para a sua comunicação. A SciELO estima que a publicação em inglês possa aumenta entre 4-6 vezes a possibilidade de um artigo ser citado quando comparado a um artigo publicado em português. Uma possível consequência dessa ampliação do público da RBEFE seria o aumento dos índices bibliométricos da revista, tal como o fator de impacto. Embora possamos destacar algumas limitações acerca da utilização do fator de impacto como uma medida de qualidade, é inegável a importância que a maioria absoluta da comunidade científica internacional deposita nesse índice bibliométrico para a avaliação das revistas científicas. Assim, iniciamos essa nova fase com a expectativa que os próximos 30 anos serão tão frutíferos quanto os 30 anos que passaram.

 

Editores-chefe       Luiz Roberto Zuliani
  Alberto Carlos Amadio     Mack D. Rubley
  Alexandre Moreira   Maria Alice Magalhães Navarro
  Carlos Ugrinowitsch   Maria Augusta Peduti Dal’Molin Kiss
  Go Tani     Mark D. Ricard
  Irany Novah Moraes     Markus Vinicius Nahas
  Jamil André     Moacyr Brondi Daiuto
  Marcos Duarte     Neil Fowler
Maria Augusta Peduti Dal’Molin Kiss     Paulo de Aguiar Prouvot
  Raymond Victor Hegg   Paulo Sérgio Chagas Gomes
Rômulo Cássio de Moraes Bertuzzi     Richard Giulianotti
  Umberto César Corrêa   Roberta Park Roland Renson
      Rubens Lombardi Rodrigues
Editores de área       Sérgio Miguel Zucas
  Alexandre Moreira     Suely dos Santos
  Ana Cristina Zimmermann     Valdir José Barbanti
  Carlos Ugrinowitsch      
  Hamilton Roschel      
  Kátia Rubio   Comissão de Publicação  
  Luciano Basso     Alberto Carlos Amadio
  Umberto César Corrêa     Alexandre Moreira
      Ana Maria de Campos Lamim
Editores Adjuntos     Andrea Michele Freudenheim
  Guilherme Giannini Artioli     Carlos Eduardo Negrão
  Simonete Pereira da Silva     Carlos Ugrinowitsch
  Soraia Chung Saura   Cecília Ramadas Martins
      Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz
        Claudia Maria Guedes
Conselho Editorial       Dante De Rose Junior
  Alberto Carlos Amadio     Divalierte Jorge
  Allen C. Parcell     Edison de Jesus Manoel
  Andrea Michele Freudenheim     Jane Amaro Maciel
  Antônio Boaventura da Silva     Jorge Alberto de Oliveira
  Antônio Carlos Simões     José Medalha
Antônio Carlos Stringhini Guimarães     Júlio Cerca Serrão
Antônio Herbert Lancha Junior     Kátia Rubio
  António Teixeira Marques   Luzimar Raimundo Teixeira
  Carlos Eduardo Negrão     Marcos Duarte
  Dante De Rose Junior   Maria Augusta Peduti Dal’Molin Kiss
  David Gallahue   Maria Lúcia Vieira Franco
  Edison de Jesus Manoel   Maria Stella Vercesi Silva
  Go Tani   Olga Sakatsumi Martucci
  Irany Novah Moraes     Osvaldo Luiz Ferraz
  Jarbas Gonçalves     Patricia Chakur Brum
  Jeong-su Kim   Paulo Sérgio Chagas Gomes
  Jong Lee     Selma Tripiciano
  José Angelo Barela     Valdir José Barbanti
  José Geraldo Massucato   Valmor Alberto Augusto Tricoli
José Guilmar Mariz de Oliveira      
  José Medalha      
  Kimberly Schimmel      
Prof. Dr. Rômulo Bertuzzi 
Editor-in-chief
 

Endereço: http://http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092016000100005

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.