Resumo

O Colegiado de Educação Física da UNIOESTE está apresentando mais um número de seu periódico (o volume 9, número 17), correspondente ao segundo semestre de 2010. Este fascículo, que conta com 7 artigos originais, um artigo de revisão e dois ensaios, demonstra novamente o desenvolvimento da revista tanto no âmbito acadêmico, como no pedagógico, pois conta com a colaboração de autores de perfis distintos, mas que tem, a maioria deles, vínculos sólidos com os programas de pós-graduação em Educação Física e/ou com a intervenção profissional. O fato de contar com a colaboração de autores diversos e que tem trajetória na pesquisa/intervenção significa que o Caderno de Educação Física tem se consolidado como um espaço importante de circulação da produção da área. Isto é um indicador de que o periódico, aos poucos, tem melhorado sua posição no campo das publicações da área de Educação Física e Esporte.
A primeira seção - a dos artigos originais - inicia com o trabalho de Ester Liberato Pereira, mestranda do PPGCMH/UFRGS, e Janice Zaperllon Mazo, docente deste programa, no qual apresentam uma análise histórica do período de fundação do Conselho Regional de Desportos do Rio Grande do Sul. Depois, o acadêmico Magnos Cassiano Casagrande e a professora Sandra Dalcul Depexe (Curso de Comunicação Social da UFSM) trazem um estudo sobre o projeto Exército Gremista criado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense como um esforço de marketing de relacionamento do clube. O terceiro trabalho de pesquisa é dos professores da rede pública de ensino de São Paulo, Cínthia Carolina Marques Assis e Raphael Gonçalves de Oliveira, tratando do tema inclusão social nas aulas, especificamente sobre o discurso e o entendimento dos professores a respeito disso. A seguir, num trabalho de história oral, Arestides Pereira da Silva Júnior (docente da UNIOESTE) e Marília Velardi (docente da USP) fazem um levantamento sobre características e representações da atividade física e do trabalho durante o período de colonização do município de Marechal Cândido Rondon – PR. O quinto texto do fascículo é um olhar antropológico sobre os significados que homens na velhice atribuem à prática do basquete em Rio Grande/RS, realizado por Raquel da Silveira, docente do Curso de Educação Física da FURG, e por Scheila Morais da Rosa, graduada neste curso. Na sequência, com outro olhar sobre a prática, Leandro Rafael Muller, Edílson Hobold (professor da UNIOESTE) e Jaqueline Andréa Sarturi Picinini apresentam uma investigação sobre o impacto do JUMP FIT na composição corporal de mulheres praticantes. Fechando esta seção, um grupo de investigadores de diferentes instituições (UNIOESTE, UNICAMP, UEM, UNIPAR) trazem seus resultados sobre a avaliação da potência aeróbia de praticantes de Handebol em Cadeira de Rodas, através de um método de quadra (teste de 12 minutos).
A segunda seção deste número, de artigos de revisão, conta com um trabalho apenas. Nele Inácio Brandl Neto (docente da UNIOESTE) e Ivanir Glória de Campos trazem um levantamento sobre a "influência" da mídia sobre o corpo na sociedade de consumo. Após esta revisão, inicia a seção de ensaios, que compreende dois textos: o primeiro é de autoria de Ivone Job (bibliotecária da ESEF/UFRGS), no qual a autora discute a questão ética na produção científica e acadêmica; o segundo é assinado pelo professor Alvori Ahlert (da UNIOESTE), trazendo a discussão sobre a corporeidade e a educação no contexto da docência interdisciplinar entre professores de Educação Física e Ciências Naturais.

Acessar