Integra

Com este segundo número para o ano de 2017 estamos atingindo uma periodicidade e uma qualidade para nossa revista de forma excelente, graças a participação de, não apenas iniciantes em pesquisa mas de renomados pesquisadores do País da área da Educação Física. Isso nos permite ousar para o início do próximo ano realizar nosso tão aguardado encaminhamento para órgãos indexadores e conseguir, enfim, elevar nosso Qualis.

Para dar prosseguimento a esta ideia de renovação do Qualis, já apresentado em outros editoriais, encaminhamos no início deste ano uma proposta ao programa Pro-Revista da UFSM para adquirirmos verbas que viabilizariam esse projeto e fomos contemplados.

Portanto, estamos preparados e prontos para dar andamento efetivo a este projeto assim que o último número deste ano for publicado.

Estamos publicando neste número, sem privilegiar instituições ou pesquisadores em particular, aqueles artigos aprovados e recebidos a mais tempo e para os quais, e isso é importante para a editoração e publicação de uma revista, encontramos pareceristas interessados na avaliação e que encaminharam seus pareceres em tempo hábil. Já para o próximo número temos artigos aprovados e prontos para publicação como outros em processo de reformulações pelos autores e ainda, outros tantos, a serem encaminhados para pareceristas que aceitem a avaliação.

Com o material disponível para publicação, neste número como em outros anteriores e ainda por publicar, não temos ainda condições de realizar e não creio que alguma revista da área no Brasil já conseguiu, um balanço na publicação de pesquisas que fornecem “saberes de esclarecer” com aprofundamentos teóricos sobre conceitos essenciais na compreensão de assuntos pertinentes à área e com isso, de certo modo, buscar a validação de problemas práticos da área; com pesquisas que fornecem “saberes para o agir prático” onde soluções de problemas práticos da área possam ser efetivamente encaminhados para uma prática cada vez mais científica e pedagógica para a cultura de movimento que nos pertence.

Portanto, todos artigos de pesquisa coerentes e de valor científico-pedagógico são bem vindos e esforçar-nos- emos cada vez mais para sua publicação. Para o segundo semestre, que se inicia, estamos aguardando um bom número de artigos originais, ensaios ou resenhas para serem publicados até dezembro de 2017.

Boa leitura deste número e aguardamos inovações e avanços para o próximo ano com o encaminhamento aos órgãos indexadores.

Santa Maria, Julho de 2017

Acessar