Resumo

O Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões volta a circular nos espaços acadêmicos e profissionais após quatro anos de interrupção de sua publicação. Apesar desse lapso temporal, o periódico não deixou de fazer parte dos projetos do Colegiado do Curso de Educação Física da UNIOESTE que o compreende como aspecto integrante da formação acadêmica e desenvolvimento da área.
Além de retomar o periódico na versão impressa, neste ano de 2008, o Colegiado de Educação Física começou a implantar sua versão (no Projeto Saber da UNIOESTE), ampliando consideravelmente as possibilidades de acesso às produções presentes nos seus volumes e números, inclusive naqueles publicados anteriormente.
O propósito do Caderno de Educação Física é disponibilizar espaços de divulgação para os pesquisadores, acadêmicos e profissionais de Educação Física que se dedicam a enriquecer o debate sobre fenômenos concernentes à área, como também àqueles que procuram fundamentar a prática pedagógica/profissional nos mais diversos espaços de intervenção.
Este número conta com a colaboração de vários autores em cinco : , , e com estudo sobre a paridade de equações que estimam o percentual de gordura em atletas de futebol; , e com o trabalho que investiga mudanças no comportamento da recuperação do esforço; com a pesquisa sobre o bem-estar de professores; e com o trabalho que classifica e analisa o tipo dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física; e com levantamento sobre as estratégias de comunicação nos de clubes de futebol.
Também fazem parte deste número dois o primeiro desenvolvido por e , no qual refletem sobre o discurso em torno da qualidade de vida e suas relações com a intervenção em Educação Física; o segundo elaborado por sobre a noção de de Pierre Bourdieu como “caminho” para interpretação da cultura esportiva.

 

Acessar