Resumo

No 2º número de 2019, a Motricidades: Revista da SPQMH publica 3 artigos de pesquisa e 3 artigos de revisão.

No Artigo de Pesquisa “Diversidade étnico-racial: uma experiência pedagógica em espaço não escolar”, de Evaldo Ribeiro Oliveira (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Redenção-CE, Brasil) e Estefani Cruz Vieira (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Redenção-CE, Brasil), é apresentada uma experiência pedagógica em espaço não escolar que se propôs a discutir a diversidade étnico-racial presente no contexto brasileiro.

Marcos José de Aquino Pereira (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), no artigo de pesquisa “Complementaridade entre educação não formal e formal no Programa Educacional Girassol” tece reflexões sobre as possibilidades oferecidas pela Educação Não Formal à aprendizagem, tendo como lócus de pesquisa o Programa Educacional Girassol, do município de Águas de São Pedro-SP.

Leandro Dri Manfiolete Troncoso (Universidad Austral de Chile, UACh, Valdivia, Chile) se propôs a compreender o fenômeno social ciclismo urbano como uma estratégia de política pública para o planejamento de cidades, a partir de entrevista realizada com o coordenador-geral do Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) da capital colombiana, Bogotá, no artigo de pesquisa intitulado “Programa Ciclovía do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) – Bogotá, Colômbia”.

No artigo de revisão “Mercado de trabalho e perfil profissional: os caminhos da formação e atuação em lazer”, Carla Augusta Nogueira Lima e Santos (Centro Universitário de Sete Lagoas, UNIFEMM, Sete Lagoas-MG, Brasil) e Hélder Ferreira Isayama (Universidade Federal De Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte-MG, Brasil) discutem as configurações do trabalho contemporâneo, assim como, a formação e atuação profissional em lazer no viés da contemporaneidade.

Mariana Machitte de Freitas (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) e Aida Victoria Garcia Montrone (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), apresentam compreensões, a partir da contribuição dos estudos sobre Educação, sobre a gestão da renda do Programa Bolsa Família por mulheres brasileiras, no artigo de revisão “Gestão do Bolsa Família como prática social promotora de processos educativos”.

Contribuições do Professor Joel Martins à pesquisa qualitativa, principalmente no que tange à visão de mundo e de conhecimento da fenomenologia, são expostas no artigo de revisão que encerra este número da Motricidades: “Movimento da pesquisa qualitativa no Brasil: legado do professor Joel Martins” de Maria Aparecida Viggiani Bicudo (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Rio Claro-SP, Brasil).

Sempre resistindo às dificuldades, a Motricidades segue adiante, expandindo a divulgação científica na área de Educação, em suas interfaces com Artes, Educação Física, Lazer, Meio Ambiente e Saúde.

Boas leituras, reflexões, debates e, principalmente... engajadas ações!

São Carlos-SP, setembro de 2019

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