Editorial (cinergis, 14, 1 2013)

Por: Miria Suzana Burgos.

Cinergis - v.14 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

A  Cinergis, revista periódica quadrianual do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc apresenta seu novo Layout, continuando a acolher as produções dos pesquisadores que se envolvem com saúde, educação e toda a gama de ações interdisciplinares que buscam a qualificação da vida do homem em todas sua idades, das diferentes populações e comunidades que compõem o mundo social. Neste número, gostaríamos de lembrar, do Editorial do Volume de lançamento da Revista, em 2000, o significado de Cinergis, que foi criada no encontro de cines (do gr. kinesis (movimento) e energia (do gr enérgeia). Além da   energia física, o termo simboliza a energia da emoção e interação humana, ou seja o amor que nos apresenta Humberto Maturana em sua obra Emoções e linguagem na educação e na política; e é o que mobiliza a conectividade em rede, conforme nos propõe  Pierre Levy no seu livro A inteligência Coletiva e Nize Pellanda, no seu artigo A poética do conhecimento: para além dos possíveis. Da reflexão e ação surgem novas idéias que vão criando novas faces, novas inter-relações, novos conceitos, novas intervenções, novas realidades. Esperamos a conexão, cada vez maior de leitores, articulistas colaboradores,  que mantenham viva a motivação e continuidade de nosso trabalho.

Miria Suzana Burgos

Editora da Revista Cinergis

Referências: LÉVY, Pierre. A inteligência Coletiva. São Paulo:  Loyola, 1999.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

PELLANDA, N.M.C. A poética do conhecimento: para além dos possíveis. In: Anais do VII Seminário Internacional de Alfabetização & Educação Científica. Ijuí: Unijuí, 2000, p. 7-14.
 

Endereço: http://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4223/2962

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.