Integra

Recebi o convite para escrever este editorial com grande prazer, como uma grande honra mas também uma grande responsabilidade. Apresentar e representar o SJSS é uma grande responsabilidade para mim e espero estar a altura da ocasião.

Alguns anos atrás eu recebi uma mensagem do editor de uma revista nova. Eu tinha começado a tentar apresentar o meu trabalho fora do Brasil, e eu reconheci uma oportunidade. Na época, eu não poderia prever o que estava prestes a acontecer com SJSS em tão pouco tempo! Eu submeti meu trabalho e recomendei a alguns compatriotas a fazerem o mesmo. Algo me disse que era um grande investimento. Alguns deles pareciam céticos, mas hoje muitos estão olhando para o SJSS para publicar seus trabalhos. A revista tornou-se uma grande "vitrine" para se apresentar estudos cient[ificos em ciências do esporte.

Ao lermos os editoriais anteriores (escrito por ilustres colegas antes de mim) e as estatísticas, podemos observar um crescimento consistente. Este é o resultado de um esforço ético e sério dos editores e da equipe da revista. É bonito de se ver. Acredito que no futuro o impacto das publicações em SJSS será tão elevado como o das revistas científicas mais tradicionais em ciência do esporte. Em tempo: não será num futuro distante! Como eu disse, esse crescimento tem a ver com ética, integridade e trabalho duro. Mas também tem a ver com amor! Em conversas com o editor-chefe, podemos ver que o SJSS é importante para ele como uma família. Como o pai (chefe da família), ele trata a todos com amor, mas é rigoroso quando necessário. Assim, a revista pode continuar a crescer, assim como uma família. Isso também é bonito de ver!

Apesar do nome, Serbian Journal, ele é internacional. Nos últimos anos vieram publicação de artigos de quase todos os continentes: Europa (Grécia, Bulgária, Croácia, Finlândia, Alemanha, Itália, Portugal, Reino Unido, Espanha, França, Macedónia, Montenegro, Noruega, Polónia, Eslováquia, Turquia); Américas (Brasil, EUA), Ásia (Índia, Japão, Tailândia, Irã), Oceania (Austrália, Nova Zelândia), África (Argélia, Egipto, Líbia, Nigéria). OK, a Antártida está faltando, eu sei, mas alguém sabe de uma produção consistente de ciência do esporte que vem de lá? Excluindo este brincadeira, a origem diversificada da obra mostra a internacionalização da SJSS. Se o objetivo era tornar-se um jornal regional, os editores não conseguiram, agora ele é uma realidade global.

Também posso destacar que alguns dos principais pesquisadores em ciências do esporte estão presentes entre os autores. Eu não me sinto livre para mencioná-los pois eu posso esquecer alguém e isso seria ruim. Mas não podemos deixar de destacar alguns jovens investigadores que, no futuro próximo, será a nova geração de líderes nas ciência do esporte. Eles estão espalhados pelo mundo, e SJSS tem esse mérito: a inclusão. É importante incentivar novos talentos e especialistas. Uma revista democrática e aberta faz isso.

Além disso, sendo um jornal que fornece o conteúdo gratuitamente, leva qualidade científica a todos. No SJSS os jovens estudantes que iniciam a viagem da descoberta tem um aliado. Os leitores maduros que precisam de educação contínuada e reciclagem de conhecimentos tem um amigo. Todos, sem exceção, podem se beneficiar dele.

Finalmente, ainda falta algo para que o SJSS se torne um líder, mas eu sei que isso tem sido pensado por sua família. O que resta será em breve alcançado por aqueles que apostam no SJSS e que se juntarão a família.

Como dizemos no Brasil,

Grande abraço!

Acessar