Editorial da Rbcm Vol. 20(3)

Por: e Tânia Mara Vieira Sampaio.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.20 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo


O tecido com o qual se pode tecer a manhã dos saberes precisa que muitos cantos distintos se unam e acordem uns aos outros. Os gritos que tecem os fios de sol para que o amanhecer traga as novidades e afirmem a vida, requer a dimensão de alteridade e esta, em toda sua ampla diversidade, seja afirmada nas pesquisas acadêmicas. Os textos que seguem são convites que desejam ser apanhados e lançados adiante para que a dinâmica do saber prepare a teia da manhã que nos sustentará.
Entre os grupos de pessoas estudadas, o presente número da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, ocupou-se, de modo especial, dos jovens e das mulheres, trazendo é claro outras populações, inclusive modelo animal. Em relação à juventude um aspecto preocupante é o do uso inadequado de suplementos alimentares consumidos como uma opção para se chegar a um corpo perfeito e melhora do desempenho físico no menor tempo possível. Em face da facilidade de acesso este recurso tem sido utilizado de forma abusiva com propósito ergogênico e puramente estético. O estudo revela que mesmo aqueles que buscam a orientação por um profissional de nutrição não limitam o consumo de suplementos à prescrição feita. Outro estudo trata da carga de estresse vivido pelos adolescentes diante da realização do exame vestibular. Ao investigar os efeitos do programa de exercício físico moderado, percebeu-se que o exercício físico de intensidade moderada foi capaz de reduzir os níveis de estresse percebido e de cortisol nessa amostra de estudantes.
 

Endereço: portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3815/2263

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.