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É com grande prazer que lançamos o primeiro número da PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review. A revista é um projeto interinstitucional, com a colaboração de inúmeros pesquisadores da área do esporte de diversas universidades do Brasil e do mundo. Trata-se de um projeto institucional da Universidade Nove de Julho – São Paulo, que fornece todo o apoio institucional e material que necessitamos para a elaboração da PODIUM.

Torna-se desnecessário frisar o quanto os esportes se tornaram um fenômeno social de relevância no mundo contemporâneo. O desafio passa para um patamar muito mais elevado, quando sabemos que o Brasil será a sede das duas maiores competições esportivas do mundo nos próximos anos e em um intervalo de apenas dois anos.

Com esse desafio em mente, a Universidade Nove de Julho organizou um projeto ousado: montar o primeiro mestrado profissional stricto sensu em Gestão do Esporte do Brasil. Para tal, contratou uma equipe de professores para trabalhar exclusivamente no projeto, aprovado em outubro deste ano.

A ideia é oferecer meios à sociedade brasileira para formar futuros gestores do esporte que estejam preparados para não só aproveitar da melhor maneira os grandes eventos esportivos, mas também os legados desses eventos e todo um mercado ligado às atividades esportivas que cresce de maneira veloz.

Outra atividade desenvolvida pelo grupo foi o I Encontro Internacional de Gestão do Esporte e do Entretenimento, com apoio da Capes e com palestras de professores da Universidade de Massachussets (EUA), Universidade de Sheffield (Inglaterra), Universidade de São Paulo, Universidade Nove de Julho e vários profissionais ligados aos esportes. Dentre os trabalhos apresentados, várias instituições do país se fizeram representar, como UFRJ, UNESP, UFPEL, PUC-MG, entre outras. A qualidade dos trabalhos foi bastante elevada e muitos dos participantes foram convidados a enviar seus trabalhos para publicação na PODIUM.

Este primeiro número da PODIUM conta com oito artigos que mostram a profusão dos estudos na área dos esportes e a necessidade do diálogo com outras disciplinas para a melhor compreensão de um dos fenômenos mais relevantes do mundo contemporâneo.

Os dois primeiros artigos são estudos de caso. “Turismo em Estádios Esportivos: Estudo de caso do Estádio Olímpico Monumental” de Pedro Mascarenhas de Souza Pinheiro e Anete Alberton trata de descobrir de que forma são geridas e qual a importância das ações turísticas implantadas no estádio Olímpico, de propriedade do Grêmio de Foot-Ball Porto Alegrense. O estudo demonstra que o Grêmio possui gestão própria em seus produtos turísticos e que o departamento de marketing trabalha em sincronia com estas atrações, mas pouco se utiliza das mídias especializadas do turismo e de contatos com o trade turístico local.

O segundo artigo, “Perfil dos Gestores de Academia Fitness no Brasil: um estudo exploratório” procurou levantar e descrever o perfil de gestores de academias e de redes de academias no Brasil no sentido de fornecer subsídios à formação do gestor para o segmento. Luis Carlos de Santana, Guilherme Moscardi Monteiro, Carla Costa Pereira e Flávia da Cunha Bastos concluem que os gestores das organizações do setor têm características particulares a esse segmento da Indústria do Esporte.

Os três artigos seguintes podem se inserir em um grupo de “Estudos Olímpicos”. São três trabalhos que nos ajudam a pensar no passado mais remoto dos Jogos Olímpicos, na Grécia Antiga, mas também no presente e no futuro. Raoni Machado nos introduz a uma reflexão dos jogos na Antiguidade, com “Valor Cultural e Ético do ‘Espetáculo Esportivo’ na Grécia Antiga”.

Silvestre Cirilo dos Santos, Lamartine Pereira DaCosta e Carlos Henrique Virtuoso da Silva, no artigo “Rio 2016 e o Plano Brasil de Medalhas: seremos uma potência olímpica?”,realizam um estudo sobre a possibilidade do Brasil se tornar uma potência olímpica através de seu “Plano de Medalhas”.

Já Pouliopoulos Theofilos, traz sua experiência em “Estudos Olímpicos” realizados na International Olympic Academy para analisar “The Place Branding os Istanbul for the Olympic Games of 2020” (A Marca de Istambul para os Jogos Olímpicos de 2020)

Os dois artigos seguintes tratam de temas extremamente relevantes para a compreensão do processo que levou o esporte aos patamares econômicos atuais. O primeiro deles, “A Regulamentação do Futebol Profissional Belo-Horizontino: luta política e significados sociais”, de Marcus Vinicius Costa Lage e Regina de Paula Medeiros, aborda o início do processo de gestão do futebol profissional em Belo Horizonte.

Já o trabalho de Flavio Pessoa, “Mascotes do Futebol Carioca na Estratégia Mercadológica do Jornal dos Sports”, traz uma contribuição inestimável para entendermos a adoção dos mascotes de clubes de futebol no Brasil.

O último artigo deste primeiro número trata-se de um trabalho em que a mulher aparece como objeto principal de estudo. “As Representações da Mídia sobre a Gestão Feminina no Clube de Regatas Flamengo”, de Euza Gomes, Vânia Nassif, Ludmila Mourão e Edmilson de Oliveira Lima, analisa as representações da mídia sobre as estratégias de gestão de Patrícia Amorim na presidência do Clube de Regatas Flamengo (CRF), mostrando as diferentes abordagens dos meios de comunicação quanto à participação desta dirigente no cenário do futebol brasileiro.

Não poderia deixar de encerrar este editorial sem agradecer algumas das pessoas que deram todo o apoio para que a PODIUM pudesse ser realizada. Em primeiro lugar, a Profa. Cristina Storópoli, Pró-Reitora da Uninove, o Prof. Benny Kramer, diretor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Esportes da Uninove, bem como o Prof. Emerson Maccari, diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração da mesma instituição.

Também gostaria de deixar a gratidão para com os professores do Grupo de Pesquisa GENOVE, principalmente aqueles que se dedicaram de maneira exaustiva para a realização deste número da PODIUM: Profa. Patrícia Vance, Prof. Roberto Mesquita, Prof. Leandro Mazzei, Prof. Fernando Fleury e Prof. Daniel Bergmann.

Por último, mas não menos importantes, a equipe técnica, formada por Altiéres de Oliveira Silva, Camila de Oliveira Prado, Ana Carolina Machado Soares e Vania Paula Souza Cunha.

Em nome do GENOVE, desejo a todos uma boa leitura.

João M. C. Malaia Santos – Editor 

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