Integra

Caros leitores

É com grande prazer que lançamos o primeiro número do ano de 2013 da nossa revista. Mais uma vez, contamos com a colaboração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se debruçam sobre temas de interesse para a gestão do esporte, do lazer e do turismo. Ao todo, são sete trabalhos de autores provenientes de cinco estados brasileiros diferentes e um trabalho de um autor português que visam aprofundar os aspectos mais relevantes da gestão do esporte.

O trabalho que abre este número, de autoria de Nicolas Caballero Lois, Olga Regina Cardoso e Carlos Eduardo Freitas da Cunha, trata de um dos temas de maior relevância para a gestão do esporte atual: o marketing de emboscada. Os autores buscam colaborar para a compreensão deste fenômeno e, mais importante, sugerem estratégias para o combate do marketing de emboscada para empresas que patrocinam o esporte.

O segundo artigo, de Renato Berton, Roberto Bazanini e Denis Donaire, apresenta um estudo sobre a gestão empreendedora de Andrés Sanchez na presidência do Sport Club Corínthians Paulista. Os autores buscaram identificar as estratégias empregadas para a valorização da marca. A pesquisa aponta para a importância de observarmos a necessidade da integração das estratégias funcionais com a estratégia dos negócios na gestão de um clube desportivo profissional.

O trabalho seguinte, de Fernanda Haag, traz importante contribuição para o entendimento dos esportes, em particular do futebol, dentro do mundo dos negócios contemporâneos. A autora realizou uma análise do que chamou de “giro neoliberal” no futebol, que haveria modificado drasticamente as estruturas deste esporte, principalmente no Brasil. O artigo contribui de maneira decisiva para a compreensão do contexto econômico que vem alterando as estruturas do futebol.

Os três artigos seguintes buscam uma contribuição para a compreensão dos caminhos e descaminhos percorridos da gestão dos esportes no Brasil ao longo de sua história. Privilegiando o diálogo com a pesquisa histórica, Alex Witney procurou realizar um levantamento da história da liga de futebol em São João del Rey, mostrando como as estruturas de governo foram baseadas em modelos de gestão já existentes e que pouco mudaram ao longo dos anos.

Já Coriolano Rocha procura mostrar os ritmos semelhantes e diferentes da institucionalização do esporte no Rio de Janeiro e em Salvador no início do século XX.

Por fim, Ana Carolina Cruz apresenta um estudo pioneiro sobre a participação feminina na institucionalização do surfe carioca na década de 1960.

O sétimo artigo deste número apresenta, assim como os dois primeiros números da revista, um estudo sobre o movimento olímpico, apresentado por Gabriel Cardoso, membro da Academia Olímpica Internacional. Cardoso procura apresentar os valores do Olimpismo face às mazelas contemporâneas, avaliando o papel que os valores olímpicos podem ter em nossa sociedade. O autor chama a atenção para a necessidade de compreendermos os ideias olímpicos para a sua correta aplicação, principalmente na execução dos Jogos Olímpicos e eventos ligados ao Comitê Olímpico Internacional.

O último trabalho deste número da revista trata da preparação de profissionais de Educação Física para o trabalho em escolas e academias junto a deficientes. As autoras Michelle Aline Barreto, Tatiane Santos Luciano, Laura Neves de Paula e Paula Aparecida Borges avaliaram a preparação do professor, verificando que os profissionais recebem esses alunos em suas aulas, porém não se sentem preparados para realizar a inclusão. O artigo colabora para que se pense em uma preparação melhor dos profissionais do esporte para que possam lidar a inclusão social de deficientes físicos através do esporte.

Gostaria de, mais uma vez, agradecer a todos que trabalharam para o lançamento de mais este número da PODIUM. Como sempre, a revista contou com toda a colaboração de todo o corpo diretivo da UNINOVE, com destaque para a Profa. Cristina Storópoli, Pró-Reitora da UNINOVE, o Prof. Dr. Benny Kramer Costa, diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho – PMPA-GE/UNINOVE, bem como o Prof. Dr. Emerson Antonio Maccari, diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA. Todo o grupo GENOVE também merece um agradecimento caloroso, pela parceria junto a estes editores para a publicação da revista. Não podemos nos esquecer da equipe técnica, que se dedica com afinco para a execução da revista: Camila de Oliveira Prado, Altiéres de Oliveira Silva, Ana Carolina Machado Soares e Vania Paula Souza Cunha. Sem eles, torna-se praticamente impossível realizar este projeto.

Em nome do GENOVE, desejamos a todos uma boa leitura.

João M.C. Malaia Santos - Editor Científico

Acessar