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Caros leitores,

É com gosto que a equipe editorial da PODIUM lança mais um número da nossa revista. E neste quarto número, temos ainda mais gosto em poder informar aos leitores e autores que a PODIUM foi classificada como B3 na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo logo em seu segundo ano de existência. Além disso, a revista foi classificada também nas áreas de História (B3), Educação Física (B4) e Sociologia (B5). A classificação nos mostra que a área de esportes, turismo e lazer, além de reunir pesquisadores de vários campos do conhecimento, passou a ter mais um importante fórum de discussões de trabalhos.

Neste número, apresentamos oito trabalhos de quinze pesquisadores vinculados a oito universidades. São artigos de representantes de instituições do Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, além de uma universidade portuguesa. As pesquisas se aprofundam sobre temas dos mais variados da gestão do turismo e dos esportes.

O primeiro artigo é de autoria de Francisco Samuel Pereira Neto e Iraci de Oliveira Moraes Schmidlin. Trata-se de um trabalho sobre a relação da imagem do nordeste brasileiro criada pela produção cinematográfica nacional com a prática do turismo naquela região. Através de uma pesquisa realizada junto a estudantes de duas universidades cearenses, os autores mostram as deficiências das produções cinematográficas sobre o Nordeste para a atração de turistas para a região.

O segundo artigo é de autoria de  Maria José de Carvalho Oliveira, professora da Faculdade de Ciências do Desporto, da Universidade do Porto. A autora faz importante contribuição para a compreensão da regulamentação do esporte profissional em Portugal. Mostra que a profissionalização do esporte se deu tardiamente naquele país e define que uma competição só é reconhecida como profissional se integrar quatro elementos fundamentais: os praticantes profissionais, a liga de clubes como entidade que gere a competição, a competição reconhecida como profissional e os clubes e sociedades anônimas desportivas. Além disso, o trabalho mostra como o regime jurídico do esporte profissional deriva da junção de aspectos do Direito Comum e do Direito Desportivo.

O artigo seguinte trata do perfil do gestor de equipes de basquete feminino profissional do Brasil. De autoria de Vivianda Silva Guitti e Flávia da Cunha Bastos, o trabalho procura contribuir para ampliar os estudos sobre a gestão do esporte profissional no país. As autoras aplicaram um questionário junto aos gestores das equipes e mostram a estrutura organizacional simples das equipes profissionais do basquete feminino brasileiro, além da carência de gestores com formação e qualificação específica em gestão do esporte.

Já o trabalho de Izac de Oliveira BelinoBonfim,faz uma análise da Copa das Confederações, realizada no Brasil em 2013, através da teoria dos campos de Pierre Bourdieu. O autor investiga o campo esportivo e o espetáculo esportivo futebolístico como parte relevante deste campo. Neste trabalho, podemos refletir sobre os jogos de interesse envolvidos no campo esportivo e sobre os atores mais relevantes do campo nas disputas econômicas.

Os quatro artigos seguintes tem como foco o marketing esportivo. São artigos sobre imagem e marca do Brasil para a Copa de 2014, sobre intenção de compra de produtos esportivos licenciados e sobre o conceito de congruência e endosso de celebridades esportivas. O crescimento de artigos de marketing esportivo na PODIUM mostra que este é um tema que vem se tornando de grande interesse pelos pesquisadores de gestão do esporte.

O artigo de Marco Antonio Ocke analisa a promoção da imagem e marca do Brasil através da Copa do Mundo de 2014. Utilizando conceitos de identidade nacional e promoção da imagem do país, o autor analisa os casos de gestão de imagem da Alemanha e da África do Sul nas Copas de 2006 e de 2010, respectivamente, além do Plano de Promoção do Governo Federal para Copa do Mundo de 2014. Através da apresentação de dados secundáriosde pesquisas de opinião sobre a imagem do país frente aos públicos interno e externos, o autor propõe um quadro de cenários sobre os possíveis efeitos da realização da Copa 2014 e a exposição mundial do país-sede.

Os artigos de Wagner Junior Ladeira, Fernando de Oliveira Santini e Clécio Falcão Araújo e de Lucas Rial Butier e Gabriel Levriniabordam a intenção de compra de produtos têxteis oficiais e licenciados de clubes de futebol. Nos dois artigos são realizados questionários com torcedores de futebol que procuram entender os motivos que levam os consumidores a adquirir produtos licenciados. Os resultados mostram como os consumidores de produtos esportivos levam em consideração sua paixão por seu clube e a possibilidade de ajudar financeiramente a instituição no ato de comprade um produto licenciado.

O artigo que fecha este número, de autoria de Thiago mendes do Nascimento, Otávio Bandeira de Lamônica Freire, Leandro Carlos Mazzei e Diego dos Santos Vega Senise busca contribuir para os trabalhos sobre endosso de celebridade esportiva e marketing esportivo. Através de uma pesquisa estatística de regressão linear e análise de variância, os autores buscam investigar os antecedentes de congruência do endosso de celebridades, bem como o nível de congruência entre celebridades esportivas com alto reconhecimento e diferentes categorias de produtos. Os autores mostram a necessidaade de estudos prévios por parte das empresas que desejam ter suas marcas e produtos promovidos por celebridades esportivas.

Como já é de praxe, gostaria de agradecer a todos que trabalharam para este número da PODIUM. A revista contou com a colaboração de todo o corpo diretivo da UNINOVE, com destaque para a Profa. Cristina Storopoli, Pró-Reitora da UNINOVE, o Prof. Dr. Benny Kramer Costa, diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho - PMPA-GE/UNINOVE, bem como o Prof. Dr. Emerson Antonio Maccari, diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA. Torna-se necessário agradecer aos autores que enviaram seus trabalhos para avaliação, bem como aos pareceristas, que trabalharam dentro dos prazos para que a revista pudesse ser lançada. Mia uma ves, o grupo de pesquisadores do GENOVE foi fundamental na edição deste número e todos merecem nossa gratidão. A equipe técnica de suporte também não pode deixar de ser lembrada: Altiéres de Oliveira Silva, Ana Carolina Machado Soares e Vania Paula Souza Cunha são profissionais que nos ajudam com os mais diversos trabalhos. E fica aqui um agradecimento especial para Camila de Oliveira Prado, da equipe técnica de suporte, que trabalha diariamente com afinco para que este projeto se concretize.

Em nome da equipe editorial da PODIUM, desejamos a todos uma boa leituta.

João Manuel Casquinha Malaia Santos - Editor Científico

João Paulo Lara de Siqueira - Editor Adjunto

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