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Com o anúncio da realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, uma grande expectativa foi levantada quanto ao futuro do esporte no país. As mais diversas áreas do esporte passaram por questionamentos quanto aos avanços possíveis com a chegada dos dois maiores megaeventos esportivos do mundo ao país. E isto não foi diferente com a gestão do esporte brasileiro.

Um destes eventos passou (a Copa do Mundo de 2014) e o que podemos notar é um crescimento da produção científica nacional sobre gestão do esporte. Pelo menos esta é a sensação dos editores, do Conselho Editorial e dos pareceristas da revista Podium. O número de trabalhos aumentou consideravelmente em relação aos números anteriores. E com a realização do II Encontro Internacional de Gestão do Esporte e do Entretenimento pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Profissional – Gestão do Esporte, da UNINOVE, houve inclusive a possibilidade da publicação de uma edição especial com os melhores trabalhos do evento.

Acreditamos que com o passar do tempo, na medida em que houver tempo para coleta e análise de dados relativos à Copa do Mundo de 2014, a tendência é que muitos trabalhos analisando este megaevento sejam submetidos à Podium. Este será um desafio da revista nos próximos meses e nos próximos anos. No entanto, se o desafio vier acompanhado de resultados significativos para nosso campo de conhecimento, o trabalho terá sido amplamente recompensado.

Neste segundo número de 2014, a revista Podium apresenta oito artigos. Quatro destes artigos analisam aspectos ligados à gestão de organizações esportivas. O primeiro deles aborda o tema da responsabilidade social dos clubes de futebol da primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol. Felipe Ferreira de Lara, doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, é o autor de Responsabilidade Social Corporativa no Futebol do Brasil: Estudos de Caso com as Equipes do Campeonato Brasileiro Série A.

O segundo artigo, de autoria de Ary Rocco, professor da Universidade de São Paulo e da Universidade Nove de Julho, apresenta um estudo comparativo sobre a cultura organizacional em três clubes de futebol de três países diferentes. Cultura Organizacional e Gestão de Equipes de Alto Rendimento: Os Casos FC Barcelona, Sporting Club de Portugal e AFC Ajaxmostra a importância do planejamento estratégico para o correto posicionamento no mercado e para as conquistas esportivas.

O terceiro artigo deste número aborda também questões relacionadas à estratégia em organizações esportivas. José Carlos Marques, da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e Marta Regina Garcia Cafeo, Coordenadora de Cursos e Docente da Faculdade Anhanguera de Bauru e da Faculdade de Agudos, apresentam uma análise das estratégias de marketing utilizadas pela Confederação Brasileira de Rugby para  a popularização da modalidade entre as mulheres. Mulheres Fazem Isso? – Análise das Estratégias de Gestão do Rúgbi Feminino no Brasil mostra a gestão da confederação e suas estratégias de marketing relacionadas à expansão de uma modalidade considerada viril entre as mulheres brasileiras.

Cacilda Mendes dos Santos Amaral e Flávia da Cunha Bastos, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, em conjunto com José Pedro Sarmento, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, apresentam o estudo Perfil do Gestor de Instalações Esportivas do Norte de Portugal. Neste artigo, os autores procuraram mostrar características pessoais, de formação e funcionais dos gestores das instalações esportivas no Norte português, revelando que a maioria ainda se ocupa mais com questões ligadas à prática esportiva e menos com atividades de administração financeira, marketing e promoção.

O segundo número de 2014 da Podium traz também três artigos de marketing esportivo que analisam os consumidores de futebol sobre diferentes perspectivas.  Wagner Junior Ladeira, da Universidade do Vele do Rio dos Sinos, Fernando de Oliveira Santini e Elivelto Nagel da Rosa Finkler, das Faculdade SENAC-RS, em conjunto com Clécio Falcão Araujo, da Pontifícia Universidade Católica-RS, trazem o estudo Antecedentes da Intenção de Compra dos Torcedores Gaúchos de Clubes de Futebol. Os autores, através de um estudo quantitativo, demonstram que a intenção de compra dos torcedores está associada mais diretamente com a lealdade da marca do que com a imagem atual do clube de futebol.

O segundo artigo relacionado à área de marketing esportivo é de autoria de Raquel Rodrigues de Amorim, doutoranda pela Universidad de Granada, Espanha. A autora apresenta um estudo comparativo em Comportamento do Consumidor esportivo no ambiente virtual: um estudo das ações e práticas de mercado Brasileiro, Espanhol e Português. Através da análise de websites e da utilização de questionários a torcedores, a autora mostra como o meio virtual pode ser utilizado para se ter uma melhor percepção da satisfação dos consumidores de futebol.

O último artigo de marketing esportivo é Identificação e Diferença na Construção de Identidades Culturais de Torcedores Rivais dos Três Grandes Clubes da Cidade do Recife: Entre a Defesa e o Ataque em Interações Sociais Virtuais. Os autores Bruno Rafael Torres Ferreira, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco, e André Luiz Maranhão de Souza Leão e Fernando Gomes de Paiva Júnior, professores adjuntos do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE) realizaram uma netnografia da comunicação para acessar e analisar interações sociais de torcedores dos três principais clubes da cidade de Recife. Os autores mostraram como as fronteiras entre os torcedores são estabelecidas em redes sociais como o Facebook.

O último artigo deste número da Podium, Deportistas en las Trincheras de Europa: La Primera Guerra Mundial y su Impacto en la Prensa Deportiva Española, de autoria de Juan Antonio Simón, professor da Facultad de Ciencias del Deporte de la Universidad Europea de Madrid, mostra como se deu o impacto da Primeira Guerra Mundial na imprensa esportiva espanhola. Através da análise dos cinco maiores periódicos espanhóis do período, o autor mostra quatro temáticas que dominaram a imprensa esportiva do país no período. O estudo esclarece o impacto que grandes eventos políticos podem ter na maneira como se constroem os discursos atrelados ao esporte.

Mais uma vez, a revista Podium cumpre seu papel de disseminar o conhecimento científico sobre a gestão do esporte. Acreditamos que apresentamos aqui um conjunto de artigos que apresentam tanto fundamentação teórica consistente, quanto métodos interessantes para serem tomados como ponto de partida para novos estudos na área. Além disso, os resultados e as discussões dos artigos nos trazem importantes questionamentos e lacunas para pesquisas futuras.

Desejamos a todos uma boa leitura.

João Manuel Casquinha Malaia Santos - Editor Científico

João Paulo Lara de Siqueira - Editor Adjunto

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