Integra

A Podium Review entra em seu quarto ano de vida. E neste período, a revista, a única publicação especializada do Brasil em gestão do esporte, do turismo e do lazer, conseguiu publicar 56 artigos voltados para estas áreas. Um número que, com certeza, alegra os pesquisadores destes campos do conhecimento.

Para o ano de 2015, a Podium tem uma ambição um pouco maior. No ano passado, com a realização do II Encontro Internacional de Gestão do Esporte e do Lazer, tivemos a oportunidade de lançar um número especial da revista com os melhores trabalhos do evento. Tal situação levou a equipe editorial da revista a fazer um esforço para publicar três edições regulares por ano.

Com isto, a previsão é que, até o final de 2015, a Podium tenha publicado 80 artigos científicos que versam sobre as áreas de escopo da revista. Este é um grande desafio, uma vez que existem poucos cursos de pós-graduação e grupos de pesquisa nestas áreas no Brasil. No entanto, nosso esforço visa justamente colaborar para que o conhecimento possa ser compartilhado entre as pessoas que se dedicam a compreender fenômenos da gestão do esporte, do turismo e do lazer.

Não se pode afirmar que são poucos os pesquisadores da área e por isso há pouco espaço para publicar, ou se há pouco espaço para publicar e por isso temos poucos grupos e programas dedicados a estes temas. Nosso trabalho não passa por compreender esta complexa equação. Passa sim por observar que existe pouco espaço para publicação e fazermos todos os esforços possíveis para colocar mais números da revista no ar. Desta maneira, acreditamos estar colaborando para a disseminação do conhecimento na área e para o estímulo a mais pesquisadores se dedicarem aos temas.

Mesmo diante deste contexto, a equipe editorial da Podium tem orgulho em já ter publicado artigos de pesquisadores representantes de 11 estados brasileiros e de sete países diferentes. Isto mostra os esforços de pesquisadores de diferentes regiões do país e de outros países do mundo na intenção de desenvolver este campo de conhecimento. Mesmo com uma situação que nos agrada, há um certo desiquilíbrio na distribuição dos trabalhos dentro do território nacional.

Pelo estado de São Paulo, dez instituições diferentes se fizeram representadas com publicações na revista. O segundo estado com mais instituições representadas foi o Rio Grande do Sul, com oito instituições representadas na revista. Minas Gerais contou com cinco instituições nas páginas da Podium. Santa Catarina e o Rio de Janeiro estão presentes na revista por meio de três instituições de cada estado. Paraná e Bahia aparecem representadas por duas instituições e Sergipe, Ceará, Pernambuco e Pará com apenas uma. Além disso, contamos com artigos de pesquisadores vinculados a três instituições portuguesas, duas espanholas, uma francesa, uma inglesa, uma grega, uma venezuelana e uma norte-americana.

Os dados das publicações vinculadas a instituições brasileiras nos levam a refletir sobre a concentração de trabalhos vinculados a alguns estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul. Apesar da Podium conseguir abrir espaço para pesquisadores de onze estados diferentes, como atrair pesquisadores de outras instituições? Qual o papel de uma revista científica neste processo?

Apenas colocar mais números da revista no ar, ampliar as possibilidades de publicação, não vai estimular por si só o crescimento e o fortalecimento destes campos do conhecimento. Há que se pensar em uma estratégia, em ações para conseguir estimular jovens pesquisadores a enfrentarem o desafio de compreender mais a fundo fenômenos da gestão do esporte, do turismo e do lazer. Com este pensamento em mente, a equipe editorial da Podium pretende continuar trabalhando para ampliar as possibilidades de discussão sobre temas pouco explorados em revistas científicas de escopo mais geral em Administração.

Uma das possibilidades são os números temáticos, que passarão a vigorar a partir deste ano. Com números temáticos, acreditamos que haverá uma chance maior de atrair ainda mais pesquisadores a submeter trabalhos para a Podium. Nosso primeiro número temático será a edição número 3 deste ano, com previsão de publicação para o mês de dezembro. Após praticamente um ano após a Copa do Mundo de 2014, a Podium se propõe a ser um fórum de discussão sobre Legado da Copa do Mundo 2014.

A intenção é que pesquisadores dos 12 estados envolvidos como sedes da Copa do Mundo possam explorar os legados em suas regiões e apresentar suas pesquisas para o conhecimento da comunidade acadêmica. O número temático não trará apenas artigos sobre legado da Copa de 2014. Outros artigos sobre o escopo da revista também podem compor o número. A ideia é estimular áreas de pesquisa que acreditamos serem de fundamental interesse para a gestão do esporte, do turismo e do lazer.

O número atual da Podium conta com oito artigos. Metade destes artigos abordam questões relacionadas ao turismo. Três artigos tratam de questões relacionadas à gestão do esporte. E um artigo trata sobre gestão de questões relacionadas ao lazer. Desta maneira, este número da Podium pôde contar com artigos que representam os três fenômenos sociais que são a proposta da revista: esporte, turismo e lazer.

Em nome da equipe da Podium, agradeço a todos os autores que colaboraram com o envio de trabalhos para a Podium e a todos os avaliadores que dedicaram voluntariamente seu tempo de trabalho para contribuir com os autores que submeteram seus trabalhos. O trabalho em revistas científicas brasileiras é voluntário e o mínimo que a equipe editorial pode fazer é agradecer publicamente aos autores e aos avaliadores, neste caso anônimos, mas que vale a menção.

A revista contou com a colaboração de todo o corpo diretivo da UNINOVE, com destaque para a Profa. Cristina Storopoli, Pró-Reitora da UNINOVE, o Prof. Dr. Benny Kramer Costa, diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho - PMPA-GE/UNINOVE, bem como o Prof. Dr. Emerson Antonio Maccari, diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA. A equipe técnica de suporte também não pode deixar de ser lembrada: Altiéres de Oliveira Silva, Ana Carolina Machado Soares e Vania Paula Souza Cunha são profissionais que nos ajudam com os mais diversos trabalhos. Deixamos, como de praxe, um agradecimento especial para Camila de Oliveira Prado, da equipe técnica de suporte, que trabalha diariamente com afinco para que este projeto se concretize.

Esperamos proporcionar a todos, para além de uma agradável leitura, conhecimento para que os campos de conhecimento aqui abordados possam criar cada vez mais corpo e mais qualidade. Acreditamos ser este um dos papéis de uma publicação científica. Trabalhamos a cada número para fazer a nossa parte. Uma boa leitura a todos.

João Manuel Casquinha Malaia Santos - Editor Científico

João Paulo Lara de Siqueira - Editor Adjunto

Acessar