Educação a Distância: Correlação Entre Material Didático e Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por: Amauri a Bássoli de Oliveira, Ana Luiza Barbosa Anversa, Arestides P da Silva Júnior, Camila Rinaldi Bisconsini, Douglas dos Santos Chanan e Patric Paludett Flores.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Com a criação da Universidade Aberta do Brasil, os cursos de educação a distância expandiram no país. Para que ocorra o processo de aprendizagem significativa nessa modalidade de ensino é necessário uso efetivo da linguagem e da interação, sendo importante que os conteúdos apresentados no material didático se relacionem com as atividades desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem e com o cotidiano de ações dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a correlação entre o material didático e o ambiente virtual de aprendizagem na educação a distância. Participaram da pesquisa 316 acadêmicos de três instituições de Ensino Superior do Brasil. Como instrumento de coleta de dados, adotou-se um questionário em escala likert, disponibilizado por meio do aplicativo Google Docs em um período de 40 dias. Utilizou-se o teste de correlação de Spearman para avaliar a correlação dos fatores. Dentre as evidências, constatou-se que o material didático (Md = 3,67; ± 3,00 – 4,00) e o ambiente virtual de aprendizagem (Md = 3,40; ± 3,00– 3,60) apresentam bom escore de avaliação entre os participantes. Nas análises de correlação, observou-se correlação moderada (r= 0,53) entre o ambiente virtual de aprendizagem e o material didático, demonstrando certa fragilidade no processo. Conclui-se que, apesar do material didático e o ambiente virtual de aprendizagem terem sido avaliados de forma satisfatória, há certa fragilidade na correlação dos dois componentes, sugerindo a necessidade de ampliar ações de comunicação, interação, discussão de conceitos por meio dos diferentes recursos e técnicas disponibilizados.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.