Educação Aberta: Histórico, Práticas e o Contexto dos Recursos Educacionais Abertos

Parte de Recursos Educacionais Abertos: Práticas Colaborativas Políticas Públicas . páginas 71

Resumo

É difícil precisar uma data de início para a utilização do conceito de educação aberta. Pretendo, portanto, mostrar aqui alguns exemplos de como a educação aberta tem interessado educadores há décadas, e como existe uma variação interessante sobre a utilização do conceito – tanto na terminologia como nas práticas.

A educação aberta, na década de 1970, foi marcada por novas práticas de ensino-aprendizagem no ensino de crianças e no advento das universidades abertas. Da mesma maneira, o termo educação aberta é utilizado atualmente no contexto dos chamados Recursos Educacionais Abertos (REA), trazendo consigo uma gama de novas práticas de ensino-aprendizagem que se popularizaram com o advento das tecnologias educacionais. O importante, porém, é compreendermos que o termo educação aberta é utilizado em contextos variados, que envolvem uma série de práticas, sendo algumas mais tradicionais e outras mais recentes; e que não é exclusivo à utilização de recursos educacionais abertos. Ao contrário. A utilização de recursos educacionais abertos é mais uma maneira de se fazer educação aberta.

Neste capítulo, apresentarei algumas das definições de educação aberta, em contextos variados, visando uma reflexão sobre o desenvolvimento e a prática do conceito que está novamente se popularizando no âmbito acadêmico contemporâneo.

Arquivo