Resumo

Este estudo procura analisar as interações que o portador de deficiência mental estabelece em um ambiente pedagógico informatizado, no caso ambiente LOGO, tendo como referencial teórico a Psicologia Sócio-Histórica que privilegia as situações de interação para o desenvolvimento pleno do sujeito. Para empreendermos essa análise, realizamos observações diretamente na escola, registrando os dados através de filmagens e de anotações em cadernos das sessões dos sujeitos no ambiente, acrescidos de entrevistas semi-estruturadas com as professoras da escola, pedagogos e psicólogos que atuam com a Educação Especial, com as mães dos alunos e com os dirigentes institucionais, de forma a enriquecer os dados coletados durante a pesquisa. Observou-se que o sujeito, ao interagir com o computador, manifestava atitudes que iam da indiferenciação à significação, evoluindo qualitativamente em suas ações, frente aos desafios impostos pela linguagem computacional. Observou-se também, que, na interação entre os sujeitos, a curiosidade, a cooperação e a imitação foram as atitudes mais evidentes no transcorrer das sessões. Por fim, observou-se que o trabalho pedagógico utilizando o computador pode ser benéfico ao portador de deficiência mental se a relação estabelecida entre aluno(a) e professor(a) ocorrer em um clima onde a mediação realizada tenha como meta o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, que lhe possibilitam adquirir conceitos e aprimorar qualitativamente seus aspectos afetivo e cognitivo.

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