Resumo

INTRODUÇÃO

A ação educativa no que diz respeito à aprendizagem, demanda alguns pressupostos sem os quais será impossível efetivar-se o ato de aprender, mesmo considerando a afirmação de Carlos Rodriges Brandão que ninguém escapa ao ato educativo desde que duas ou mais pessoas se relacionem. Claro está que me refiro, neste contexto, a uma aprendizagem significativa, aquela que resulta de algo importante para a vida. Se transformar isto na situação de uma educação continuada, especialmente no que diz respeito à pesquisa, também tenho apriores fundamentais para a efetivação destas. Então, como tratá-las a partir da Educação Formal e da Educação Física Escolar? Esta pergunta norteará o presente escrito redigido de forma reflexiva, estruturado na vivência do profissional em educação ao longo dos anos. Afinal, esses mais de trinta anos militando na Educação Física Escolar, deve ter criado algumas experiências que aqui podem ser compartilhadas. A forma escolhida para o texto é mais coloquial que acadêmica, por acreditar que estas não são antagônicas, especialmente quando falamos de hábitos e de vida.

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