Resumo

A ginástica que se desenvolve ao longo do século XIX na Alemanha pode ser considerada como uma das formas de educação do corpo de sua população. Esta prática, presente nas diferentes expressões da vida associativa de instituições constituídas por indivíduos livres e fortemente enraizada em sua cultura, contribuiu para configurar uma das primeiras sistematizações que originaram a Educação Física moderna. Carregada de ideais políticos, patrióticos e sociais, foi utilizada para educar o corpo da população alemã, preservando forças físicas com a finalidade de manter a saúde, assim como a disciplina necessária ao trabalho diário e a defesa da pátria. Com as ondas migratórias ocorridas a partir de meados do século XIX, a ginástica acompanha seus imigrantes, faz parte daquilo que desejam preservar quando chegam e se estabelecem no Brasil, particularmente nas regiões sul e sudeste. Na cidade de São Paulo, entre as inúmeras associações fundadas pelos imigrantes alemães ao longo do século XIX, encontramos várias sociedades voltadas para as práticas corporais, dentre as quais podemos destacar a Deutscher Turnverein (1888) e a Turnerschaft von 1890 in São Paulo (1890), ambas fundadas para a prática do Turnen. Este estudo buscou compreender e analisar a prática da ginástica como forma específica de educação do corpo e como elemento cultural a ser preservado nestas associações - especialmente no Turnerschaft von 1890 in São Paulo - no período que compreende desde a segunda metade do século XIX até a Segunda Grande Guerra.

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