Educação e Corporeidade: o Vivido e o Pensado na Esef-PA.

Por: Pedro Paulo Maneschy.

115 páginas. 1996 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho faz uma reflexão acerca de experiências vividas no processo de formação profissional efetivada pela Escola Superior de Educação Física do Pará- ESEF_PA. Sua intencionalidade é a de poder discutir,a partir do cotidiano escolar, questões de educação e corporeidade, bom como suas relações e nexos com temas da história, linguagem e paradigmas. A perspectiva histórica é de percorrer os caminhos trilhados pela ESEF-PA buscando relação presentex passado, montar o palco no qual emergem as grandes questões debatidas no processo de formação profissional da instituição. No debate sobre a questão educacional, o trabalho visa construir um mosaico que possibilite aproximar dialeticamente os diversos elementos de reprodução e produção do processo educativo, tendo como elemento, colante o paradigma da complexidade e a concepção fenomenológica da educação. Na temática dos paradigmas, vislumbra uma exposição das principais idéias paradigmáticas que dão sustentação às concepções metafísicas e racionalistas do real, suas relações com a Educação Física e o processo de formação da ESEF-PA, bem como as possibilidades de superação pela via da complexidade e dos caminhos da educação Motora. Como reflexões finais e provisórias, vislumbra-se uma arte de formação do professor de Educação Física que garanta uma interpretação como bricolagem, das dimensões profissional, política e epistemológica e que, dessa forma, possibilite uma atuação profissional crítica e criativa no contexto da região amazônica.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1111&listaDetalhes%5B%5D=1111&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.