Resumo

Resumo: O corpo, ao longo do século XIX e XX, com o advento da modernidade, passa a ser visto como um potencial formador, nele é percebido uma capacidade extraordinária de se inscrever novos hábitos, formas e condutas possibilitando uma educação do corpo. O Brasil que se desenvolve ao longo do século XX, em especial nas décadas de 20 e 30, busca impreterivelmente a modernidade. Uma modernidade atrelada a ideais europeus e norte-americanos. Inúmeras instâncias sociais brasileiras são movimentadas para atingir tal objetivo, entre elas a educação. A educação é alçada como a "redentora" do país passando a ser palco de inúmeras investidas, transformações e debates. Para tanto em 1928 é fundada a Associação Brasileira de Educação (ABE), uma associação civil que procurou discutir, reformar e transformar a educação brasileira. Uma das muitas ações pensada e posta em prática pela associação foi o evento importado dos EUA chamado Semana de Educação. Tal evento, tanto no Brasil como nos EUA, era estruturado para ocorrer durante sete dias; cada dia da semana era destinado a um tema específico ? higiene, lar, natureza, escola, artes, educação física, mestre. Este estudo tem como objetivo principal identificar as estratégias de educação do corpo traçadas ABE, tendo como objeto de estudo as Semanas de Educação promovidas por esta instituição nos anos de 1928, 1929, 1930, 1931, 1933 e 1935 no Rio de Janeiro. Neste estudo, primordialmente, foi possível perceber e evidenciar a educação do corpo como estratégia privilegiada para a constituição do projeto abeano, que não estava restrito ao campo dos discursos, mas sim, objetivava uma maior intervenção nas questões pertinentes ao cotidiano escolar e social.

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