Resumo

A pesquisa parte da obra do filósofo português Manuel Sérgio, investigando as implicações e as ressonâncias nos horizontes educativos a partir da compreensão do ser-motrício. As questões basilares da pesquisa são: Como vivenciar, compreender e interpretar o ser humano em sua natureza motrícia? Qual seu modo autêntico de ser em ação, superando o olhar do físico tão-só, considerando a experiência da vida, a linguagem e a complexidade humana? Quais desdobramentos, ressonâncias e implicações educativas podem surgir dessas compreensões e interpretações? Para compreender essa projeção, estudamos o ser-motrício em suas raízes ontológicas subsidiados pela vivência, interpretação e apreciação humana. Na dimensão educativa, considerou-se que o ser-motrício que sente, pensa, apreende, incorpora, deseja, interage, imagina, expressa e potencializa toda essa condição no entrelaçamento da experiência vivida com as múltiplas linguagens, tem recebido um tratamento compreensivo mais influenciado pelo paradigma da simplicidade e do reducionismo que, de certo modo, ressoam em práticas educativas fragmentadas. Para superar esse reducionismo defendemos a práxis criadora como dimensão autêntica do ser-motrício, num projeto denominado “Apreciação da Motricidade Humana”, um caminho formador de realização e da vida em plenitude.

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