Educação e Formação em Dança: a Inserção da Expressão Criativa nos Cursos Técnicos de Dança na Perspectiva de Professores e Bailarinos

Por: Ana Paula Evaristo, , Nara Heloisa Rodrigues e Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan.

Revista Portuguesa de Educação - v.29 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este estudo qualitativo investigou como a expressão criativa é inserida no processo de ensino e aprendizagem dos cursos técnicos de formação em dança, na visão de bailarinos e professores. Este estudo exploratório foi desenvolvido  por  meio  de  questionário  aberto,  aplicado  a  uma  amostra intencional composta por 10 professores e 10 bailarinas de cursos técnicos de formação em dança de Pirassununga-SP-Brasil. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que, conquanto a expressão criativa seja amplamente percebida como relevante na apropriação das individualidades para o fazer artístico e seja enfatizada no trabalho didático-pedagógico, sua inserção é minimizada no contexto educativo da dança, em contraposição à valorização dada aos aspectos  técnicos.  O  seu  desenvolvimento  é  permeado  por  aspectos subjetivos no decorrer das aulas e se apresenta de forma esparsa. Outros estudos são necessários para redimensionar e revitalizar esta temática em âmbito acadêmico.

Endereço: http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/rpe.6608

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.