Educação Escolar e Cultura(s): Construindo Caminhos

Por: Antonio Flavio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau.

Revista Brasileira de Educação - ANPED - n.23 - 2003

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Resumo

Defende a necessidade de currículos pautados por justiça curricular, entendendo-a como o grau em que os currículos contribuem para reduzir diferenças e desigualdades sociais. Em outras palavras, sustenta que, além da preocupação com a desigualdade econômica, a escola e o currículo precisam levar em conta a pluralidade cultural de nossa sociedade, buscando desafiar as relações de poder que produzem e preservam as diferenças. Discute a centralidade da cultura na sociedade contemporânea, analisa estratégias pedagógicas para lidar com a pluralidade cultural e apresenta pontos a serem incluídos na formação de professores(as) multiculturalmente orientados. Palavras-chave : multiculturalismo; currículo; estratégia pedagógica; formação docente.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf

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