Resumo

A presente investigação desvela a saga da profissão, com base em uma trajetória associativista, considerando seu processo de legitimidade até seu processo de regulamentação. Registra desde os primórdios da Federação Brasileira das Associações de Profissionais de Educação Física (FBAPEF) e suas Associações de Profissionais de Educação Física - APEFS, até a criação do Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, e Conselhos Regionais de Educação Física - CREFS. O conteúdo teórico contém referências sobre as origens e desenvolvimento da Educação Física, o associativismo como esteio para a constituição de um espírito de corpo, os Congressos da FBAPEF e seus contributos para a regulamentação da profissão, elementos da Sociologia das Profissões, o processo de regulamentação profissional e a criação do CONFEF. A investigação empírica foi realizada por cuidadosa análise documental, com destaque para as contribuições dos congressos da Federação. Ainda analisamos os depoimentos obtidos através de entrevistas com os presidentes das APEFS e da FBAPEF, como entrevistamos os porta vozes da profissão, presidentes dos CREFS e do CONFEF, exigindo-nos rigorosa análise de conteúdo. A opção metodológica foi eminentemente qualitativa e ao término do processo investigativo houve forte unidade de pensamento. Dos resultados, a regulamentação da profissão evidenciou-se como a conquista mais importante e fundamental para o avanço da Educação Física no Brasil, tendo sido impulsionada pelo processo de organização profissional associativista. Revelou-se o processo de profissionalização e a conquista de novos espaços de trabalho proporcionados pelo fortalecimento do bacharelado. A designação "Profissional de Educação Física" foi consubstanciada em outro ganho que foi o Código de Ética Profissional.

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